No dia 16 de maio, quarta-feira, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Salesiana São José, de Campinas, tiveram uma experiência diferente e, como muitos relataram, inesquecível: o Estudo do Meio à Aldeia Nakana, em Itu; uma forma de ir muito além dos livros didáticos.
Em contato com indígenas de etnias diferentes, os alunos conheceram e aprenderam sobre o artesanato, os instrumentos, a língua tupi, a alimentação, a manipulação das ervas medicinais, os instrumentos musicais e as armas e armadilhas utilizadas antigamente para a sobrevivência do povo indígena.
Um momento muito diferente e esperado foi o almoço, quando todos se alimentaram como os indígenas; o prato foi substituído por um pedaço de folha de bananeira e os talheres, pelas mãos. E a refeição foi completa com tudo o que a natureza nos dá: carne, peixe, mandioca, tapioca, batata-doce, milho, abacaxi, laranja e melancia.
Danças, trilhas, tentativas no arco e flecha e na zarabatana fizeram parte do dia cheio de aventuras, conhecimento e aprendizado da cultura indígena.
Comunicação e Marketing – ESSJ