No dia 30 de agosto foi realizada a abertura das comemorações do centenário do Colégio INSA-Oratório, de Cruzeiro – SP.
O evento contou com a presença da comunidade, colaboradores, alunos e também alguns dos padres que já passaram dirigiram a instituição. A missa solene foi transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.
Seguindo os passos de Dom Bosco, Padre Vigínio Battezzati fundava em 1919 o Oratório Festivo de Cruzeiro. O objetivo era o mesmo de Dom Bosco: ajudar o jovem a descobrir sua própria vocação religiosa cristã como um relacionamento de pai para filho. Logo depois começava a construção da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que só foi inaugurada em 1929. Desde então, muitos jovens são atraídos para esta casa de Dom Bosco.
Com o passar dos anos, houve a necessidade da criação de uma escola para as crianças. Em 1961, Padre Maurílio Barbosa Tomanick fundou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira escola católica de Cruzeiro, para alunos da primeira à quinta série do então curso primário, que começou a funcionar no ano de 1962. O curso ginasial começou em 1965.
A pré-escola foi criada em 1973 pelo Padre Gentil Stringari e, no mesmo ano, o Instituto passou a receber também as meninas. O curso colegial começou a funcionar em 1987 e, mais tarde, foi implantado o curso de Processamento de Dados.
Em Cruzeiro, comemorando 100 anos da obra salesiana, muitos contribuíram para manter vivo os ensinamentos de Dom Bosco.
Juliano Bitencourt – Comunicação e Marketing – INSA-Cruzeiro