Direção, gestão, coordenação pedagógica e docentes do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo) de Macaé-RJ se reuniram na última semana, por meio de videoconferência, com os educadores finlandeses que ministraram na escola o curso “Competências Docentes para o Século XXI”, Juha Lahtinen (da Tampere University of Applied Sciences – TAMK) e Irma Kunnari (da Häme University of Applied Sciences – HAMK), além da educadora brasileira Jamylle Rebouças Ouverney.
O encontro via internet teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas pelos professores e coordenadores a partir do curso ocorrido em março deste ano, no qual a motivação foi colocada como uma das principais ferramentas para a construção de conhecimento e aprimoramento das competências docentes de forma colaborativa, envolvendo o uso de tecnologias.
Após a apresentação dos resultados das atividades e novas formas de avaliação (em que o aluno também é ouvido pelo professor), os educadores Irmã Kunnari, Juha Lahtinen e Jamylle Rebouças Ouverney disseram que os profissionais do INSG estão no caminho certo, entendendo a educação como um processo de motivação, em que todos devem estar envolvidos da mesma forma. Promovendo a transferência de conhecimento como uma ação colaborativa, professores, coordenadores e direção partilham a corresponsabilidade, e isso faz toda diferença.
A vídeoconferência reuniu os educadores que estavam em diferentes países: Finlândia, China e Brasil.
Sobre o curso Competências Docentes para o Século XXI
Realizado numa parceria da RSB-Escolas com duas universidades da Finlândia – Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK) – o curso Competências Docentes para o Século XXI foi aplicado no mês de março no INSG Castelo, em Macaé-RJ; no Colégio São José, em Natal-RN; no Instituto São José, em São José dos Campos-SP.
Participaram, em cada unidade, 40 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio. A ideia é que, após o curso, os docentes da instituição pudessem aplicar o aprendizado na própria realidade, demonstrando os procedimentos e resultados às universidades finlandesas.
O programa abordou temas como a introdução ao sistema educativo finlandês, abordagem centrada no aprendiz e abordagem centrada no professor, métodos de aprendizagem e pedagogia ativos, ferramentas práticas, ferramentas digitais na educação e gestão e planejamento de sala de aula.