Nesta quarta-feira, 28, foi publicada no Boletim da Santa Sé a renúncia ao governo pastoral da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo, por Dom David Pimentel Dias. Para sua sucessão, o Papa Francisco nomeou o bispo salesiano Dom Antônio Emídio Vilar, transferindo-o da Diocese de São Luiz de Cáceres, no Mato Grosso.
Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, nasceu em 14 de novembro de 1957 na Guardinha, Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais.
Ele completou seus estudos em Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena-SP (1976-1978) e os de Teologia (Bacharelado e Licença) na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (1981-1986). Fez sua profissão religiosa na congregação dos Salesianos de Dom Bosco em Bosco 31 de janeiro de 1976 e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.
Como parte de sua congregação religiosa ocupou os seguintes cargos: coordenador e instrutor de estudos dos seminaristas; diretor da comunidade; coordenador e professor do Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo; conselheiro da Inspetoria Salesiana de São Paulo; mestre de noviços; pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco, em São Paulo. Além disso, foi juiz do Tribunal Inter-diocesano de Aparecida e membro do Conselho da Diocese de São Carlos.
Em 23 de julho de 2008, ele foi nomeado bispo de São Luiz de Cáceres e recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de setembro. Dom Vilar é atualmente o vice-presidente do Regional Oeste 2 e membro da Comissão Episcopal para a Juventude, ambos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
Fonte: Press.Vatican / Foto: Notícias de Mirassol