Concluíram-se domingo, 23 de fevereiro, no Salesianum, de Roma, os dias de trabalho, centrados na Formação à Comunicação dos Salesianos, e na análise e projeção para o futuro das editoras salesianas. Participaram 22 Membros da Consultoria Mundial para a Comunicação Social, Acadêmicos e Especialistas de vários setores das empresas de comunicação, representantes das sete Regiões salesianas do mundo.
Desde o início da reunião, ambas os temas – formação permanente à Comunicação Social e editoras salesianas – foram analisados como complementares em função da única missão salesiana. Em ambos os casos, foi frutuosa a representatividade regional e cultural, a combinação de juventude e maturidade, de proveniência acadêmica e experiência específica.
Na área das editoras assinalou-se con energia que tais empresas, para realizar o seu objetivo educativo-pastoral e enfrentar com êxito os numerosos desafios que continuamente se lhes apresentam, devem ser claramente integradas no Projeto Orgânico e no Diretório Inspetorial, com os mesmos direitos e deveres de todas as Obras que cumprem a missão salesiana, com a vantagem de que as editora ultrapassam os limites locais, como já observava Dom Bosco em 1885, quando escreveu a sua circular sobre a difusão dos Bons Livros.
Quanto à formação, partiu-se da certeza de que esta, quando inicia, se vive na consciência de que é permanente. Por este motivo o documento, atualizado em vista da sua aplicação, se dirige às mesmas pessoas e organismos a que se refere a ‘Ratio’, como sustentáculo ao seu crescimento vocacional, isto é, a todos os Salesianos, de modo especial aos Inspetores e aos seus Conselhos; aos Delegados e às Comissões Inspetoriais de Formação de Comunicação Social; aos formadores e aos formandos; e a todos aqueles que têm algum encargo na formação dos Salesianos e leigos que compartilham o espírito e a missão salesianos.
Ambos os Documentos originados do encontro da Consultoria seguirão agora a fase de estudo e aprofundamento pelos Dicastérios para a Formação e a Comunicação, e pelo Economato Geral, respectivamente, antes da sua aplicação nas diversas fases da formação, e nas editoras e na Congregação.
Pelo Pe. Filiberto González Plasencia, Conselheiro Geral para a Comunicação Social