Encontro Inspetorial de catequistas salesianos foi realizado presencialmente após dois anos, sábado, 21 de maio
Nem mesmo as baixas temperaturas registradas na manhã deste sábado, 21, impediram que o Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, São Paulo, fosse preenchido por 235 catequistas da Inspetoria Salesiana de São Paulo, reunidos para o encontro Inspetorial 2022.
As vozes que todas as idades e regiões cantaram “Te amarei, Senhor”, na procissão de entrada, ecoaram pelo espaço e testemunharam o sim dos participantes deste ministério.
LEIA TAMBÉM
UNISAL recebe visita do Padre Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul
EM COMUNHÃO
A missa presidida pelo Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini, e concelebrada pelos Padres Ronaldo Pereira, responsável pela Comissão Inspetorial de Evangelização e de Catequese, e pelo Padre Ivan Tomasetto, diretor da Presença Salesiana em Araras, iniciou o dia de atividades.
Na homilia, o Inspetor Salesiano realçou que o Ministério da Catequese é uma ação muito bonita, assim como defende o Papa Francisco, e que essa é uma “missão marcada pela atitude da esperança”. Pois, como na Parábola do Semeador, os catequistas transmitem de forma perseverante a Palavra de Deus às crianças, aos jovens e suas famílias, a fim de cultivar e gerar frutos em favor do Reino.
“Vocês já pararam para pensar na graça que é estar no coração das pessoas? De trabalhar esse coração, fazendo com que ele seja sempre bom, construtor do Reino e da vida em plenitude. Agradeçamos a Deus essa graça que ele nos concedeu”, manifestou.
Por fim, o Padre expressou seu agradecimento pelo serviço doado por todos os catequistas da Inspetoria: “Que Deus continue derramando todas as suas bênçãos sobre cada um”.
VIVER O MINISTÉRIO
No momento da Comunhão, eles se aproximaram do altar lentamente, isso, pois, a locomoção da cadeira que o permite percorrer o Santuário possui suas particularidades. Quando finalmente o corpo lhe é apresentado, ela responde amém, reparte e partilha com seu filho o alimento da fé, colocando o Cristo Eucarístico em sua boca.
A descrição pertence à história de Bianca e Fernando Bezerra, mãe e filho, paroquianos e catequistas da Paróquia Santa Teresinha, no bairro de Santana.
Há quase 18 anos, Bianca entregou a vida do pequeno Fernando à Nossa Senhora, após o bebê de 40 dias, nascido de parto prematuro, sofrer uma parada cardiorrespiratória, ocasionada por infecção. “Eu prometi a vida dele, que cuidaria do meu jeito, no meu possível e impossível, em tudo que fosse necessário”, contou Bianca que há dois anos se tornou catequista de Crisma com seu filho.
Antes de ingressar na Paróquia Santa Teresinha, Fernando teve o direito de fazer catequese negado em outra Comunidade Paroquial, devido às suas condições físicas e cognitivas.
Mas, o Padre Camilo Profiro, à época, Pároco, após diálogo com o casal de também catequistas, Lizandra e Reinado, permitiu que mãe e filho participassem da catequese familiar. Em 2019, já sob a administração do Padre Silvio César, a Paróquia Santa Teresinha testemunhou a confirmação do batismo de Fernando, pelo Sacramento da Crisma.
Foi a partir disso, que em 2020, a família foi convidada a ingressar como catequista de Crisma. Bianca leva o filho a todos os encontros e afirma que, quem de fato promove a evangelização dos jovens, é Fernando.
A catequista, que também é médica, disse ter certeza que na catequese familiar percebeu que tudo já não era mais igual. Nem mesmo a rotina de plantões e cuidados com o filho, lhe impedem de agir e servir o Reino de Deus e a Juventude, pelo ministério que foi chamada.
FORMAÇÃO CONTÍNUA
O encontro foi contemplado pela formação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mediada pelo Padre Ronaldo, que é também o DPO Inspetorial.
Ele explicou aos participantes sobre os cuidados necessários e preservação dos dados dos catequisandos, a partir da nova legislação, bem como, as consequências previstas em caso de descumprimento.
Na parte da tarde, a Salesiana Cooperadora, Maria Teresa Rosa, palestrou sobre a vida de São Francisco de Sales. Em sua fala, Maria enfatizou que além de ser o inspirador da Obra Salesiana, o Santo é também conhecido como exemplo de amorosidade.
REENCONTRO
O momento realizado no Centro Inspetorial marcou o retorno das atividades presenciais da comissão de catequese, atualmente, sob os cuidados do Padre Ronaldo Pereira.
Ele expressou sua felicidade em reunir os catequistas de todas as casas da Inspetoria, que aceitaram vivenciar esse momento de partilha e aprendizagem sobre a LGPD e São Francisco de Sales.
“Alegria em estarmos juntos, depois de dois anos de pandemia. O sorriso, a alegria de ver cada pessoa, faz com que renovemos a nossa missão, para seguirmos evangelizando, ensinando as crianças, jovens e adolescentes. Ser salesiano e poder levar a mensagem de Jesus aos jovens é uma grande felicidade para nós. Estamos muito contentes com a presença de todos aqui. Deus abençoe”, concluiu Padre Ronaldo.
Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Fotos: Camila Ribeiro e Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP