Buscando estratégias diferentes que contextualizem o conteúdo a ser desenvolvido e promovendo a compreensão dos alunos, a professora de Química e Laboratório, Gisele Trotti Anselmo, e a técnica do Laboratório, Sra. Ione Maria Medeiros, do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, desenvolveram uma atividade denominada “Química na Cozinha”.
As Leis Ponderais, aplicadas nessa atividade, constituem uma etapa fundamental no aprendizado da Química, em que o aluno faz uso das informações do fenômeno físico ou químico e das proporções matemáticas corretas nas quantidades de cada componente utilizado nas receitas elaboradas. O produto final estabelece relações adequadas entre os ingredientes da receita, aplicando as leis de conservação de massa e proporcionalidade. Há também as orientações sobre normas de higiene, organização e coleta de dados na realização dessa atividade.
Foram organizados grupos de alunos das primeiras séries, com a incumbência de preparar as receitas de: suco de frutas, patê de ricota, torta de limão, brigadeiro de leite em pó e cappuccino.
No final, os alunos se organizaram para a aprovação e degustação coletiva.
Um relatório também foi solicitado aos alunos, onde foram levantadas questões com os mesmos princípios matemáticos na Química e na cozinha, estabelecendo uma analogia entre uma reação química convencional e as reações ocorridas no preparo da receita.
Comunicação e Marketing – ESSJ