Mais um carnaval se aproxima e o carisma salesiano se fará novamente representado na avenida pela Escola de Samba Dom Bosco. Terceiro lugar no desfile do Grupo 1 da União Estadual das Escolas de Samba em 2016, a escola pertencente à Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na capital, apresenta o enredo “Puxe o fole sanfoneiro que o show vai começar. Bate palma minha gente, meu Sertão vai desfilar”.
O enredo tem a palavra Sertão em letra maiúscula não por acaso. Apresentará ao público as festas populares da Região Nordeste, as delícias típicas juninas, o sincretismo religioso, o folclore, a veneração ao Pe. Cícero e o cangaço. O autor do enredo é Babu Energia, que desde 2014 é o carnavalesco da escola.
Além do carnavalesco Babu Energia, a escola tem como destaques seu presidente o Pe. Rosalvino Morán Viñayo, o diretor de bateria Mestre Augusto, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcio Domingos e Mariana Vieira.
O desfile da Escola de Samba Dom Bosco acontecerá no dia 27 de fevereiro,segunda-feira, no Sambódromo do Anhembi. A escola será a décima a entrar na avenida.
Samba-de-enredo
VEM SANFONEIRO, VENHA CÁ
QUE O NOSSO SHOW VAI COMEÇAR
NO ARRASTA-PÉ DO SERTÃO, BATE FORTE NA PALMA DA MÃO
A DOM BOSCO VAI PASSAR
O balão vai subindo, mas que noite tão linda
É São João e a fogueira “brazerô”… Os corações
Pra Santo Antonio abençoar
Tem baião e xaxado, “êta” forró “arretado”
Cultura de um povo nordestino
Que aprendi a cultivar desde menino
Águas de São Pedro, alegria na lavoura
Vou saborear que essa vida é muito boa
TEM NA BAHIA DE SÃO SALVADOR
ESCADARIA, LAVAGEM PRO NOSSO SENHOR
TEM NA BAHIA, SENHOR DO BONFIM
TODAS AS CRENÇAS, PRA VOCÊ E PRA MIM
Lendas e assombrações
Magias e cores no céu
Frevo, boi bumbá, maracatu
Festa de Reis, literatura de cordel
Ao “padim” Ciço em devoção
Nosso cortejo em romaria
O rei do cangaço é Lampião
Ao som da gloriosa bateria
A escola
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco nasceu em 5 de fevereiro de 1989 a partir de um concurso para crianças realizado sempre na época do carnaval pela Obra Social Dom Bosco, sob a responsabilidade do Pe. Rosalvino Moran Viñayo, em Itaquera. E assim, um pequeno bloco carnavalesco tornou-se uma escola de samba que em poucos anos teve um crescimento surpreendente graças a Dom Bosco, Pe. Rosalvino e à comunidade que muito os apoiou e hoje vem contribuir para o brilho do carnaval de São Paulo.
O carnaval na Obra Social Dom Bosco existe desde o dia em que os Salesianos chegaram a Itaquera, zona leste de São Paulo. No início havia apenas carnaval de salão que se resumia a duas matinês para crianças e jovens da comunidade. Antes do baile acontecia a tradicional partida de futebol: os homens contra as mulheres, sendo “as mulheres” homens fantasiados. O ponto mais alto era a festa e o desfile de fantasia com direito a prêmios para os primeiros classificados. Aos poucos foram se formando pequenos blocos carnavalescos animados pela bateria improvisada dos jovens da Obra.
Sem dúvida estava lançada a semente da Escola de Samba Dom Bosco que seria fundada em 1993 pelo Pe. Rosalvino. Desde então a Escola de Samba sai todos os anos no desfile que abre oficialmente o carnaval do bairro, além de desde 1999 desfilar também no carnaval oficial da cidade de São Paulo, no Anhembi.
Com informações da SASP