Até onde vai a nossa capacidade de superar os desafios? Como fazer pra manter o foco e persistir em busca dos nossos sonhos? Num bate papo com a Bruna Moureira, ex-aluna do Salesiano Sorocaba (Colégio Salesiano São José) perguntas como estas têm respostas de tirar o fôlego. Ela está no seu terceiro ano morando nos EUA e retornou a Brasil para as férias.
Bruna chegou ao Salesiano pelo oratório onde se destacou não só por sua habilidade no futebol, como também pelo seu jeito alegre e comunicativo. Logo conseguiu uma bolsa de estudos no colégio (que concluiu em 2016) e aproveitou muito a educação e os valores vivenciados.
Depois de surgir a possibilidade, em 2017, de ganhar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, no Iowa Central Community College, Bruna começou a focar no seu planejamento e nas metas que teria que atingir para que seu sonho virasse realidade. Ser aprovada no exame Toefl era uma das metas importantes, pois essa era uma das exigências da escola de Iowa, porém como fazer se achava tão difícil a língua inglesa? Nesse momento lembrou as dificuldades que Dom Bosco também passou e com determinação e aplicação nos estudos conseguiu a certificação.
Ainda no Brasil, teve que treinar por um grande período na categoria masculina de futebol. Foi diante dessa situação que Bruna pôde superar a sua condição física e técnica para alcançar o seu espaço na equipe. Seus vídeos de jogos despertaram o interesse de instituições americanas e a fez conquistar a bolsa de estudos integral . Em 2017 e 2018 Bruna concluiu a sua “Pré-graduação”, estudou fisioterapia e o seu bom desempenho lhe abriu portas para se transferir, no início deste ano, para Northern Michigan Universiy, onde dá sequência aos estudos na área de ciências do esporte.
Bruna não para nunca e nesse período de suas férias participou dos Jogos Regionais no qual foi vice-campeã pela cidade de Sorocaba. O seu amor pelo futebol é expresso no seu olhar toda vez que fala de esporte. Perguntada sobre qual é o seu maior desafio morando em Michigan, ela responde com uma certa emoção que “estar longe das pessoas que se ama e da família é muito dolorido e em certos momentos somente uma prece pode acalmar a alma da gente”. Estamos torcendo para que seu esforço seja recompensado e seus sonhos sejam realizados.
Ivan Camargo – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano São José