De hoje, 4, até o dia 21 de janeiro, sete jovens do GAM (Grupo de Ação Missionária) e dois salesianos da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, estarão em Recife para um período de intercâmbio cultural e de experiências pastorais.
Eles participam do projeto Expedição Missionária, que propicia aos jovens mais experientes do GAM a possibilidade de evangelizar em novas fronteiras. O projeto, que em 2016 levou jovens missionários ao Peru, desta vez desembarca na capital pernambucana com o objetivo partilhar o modelo de missão adotado nos projetos Ação Missionária e Semana Missionária, desenvolvidos em janeiro e julho respectivamente.
Os jovens Fernanda Vieira, Gabriel Santos, Giovana Ferraz, Karen Ireijo, Marcela Andrade, Raiane Fonseca e Samara Santos ficarão duas semanas em Recife. A missa de envio aconteceu na capela da Casa Inspetorial, presidida pelo Delegado para a Pastoral Juvenil, Pe. Roque Sibioni, e concelebrada pelos padres Narciso Ferreira, Claudio Motta e Vinicius de Paula. Padre Vinicius inclusive acompanha o grupo de missionários na viagem, juntamente com o salesiano Luiz Paulo de Oliveira.
Na primeira semana, participarão do projeto Colônia de Férias, equivalente à Boscolândia paulista, que oferece a crianças e adolescentes alternativas de cultura e lazer antes do início do ano letivo. Na segunda, apresentarão aos jovens líderes nordestinos da Articulação da Juventude Salesiana o projeto da Semana Missionária, realizando-o em quatro comunidades.
A Semana Missionária
Tradicionalmente é realizada durante duas semanas no mês de julho, entre as férias escolares. Durante esse período, jovens das presenças salesianas, acompanhados de assessores de Pastoral, padres e formandos (seminaristas) salesianos, atendem ao chamado da Igreja e seguem para paróquias de cidades diversas, onde realizam um trabalho missionário de acompanhamento e suporte pastoral à comunidade local. São realizadas celebrações, visitas às famílias, bênçãos às casas, recreação com as crianças e adolescentes e oficinas para os adultos.
Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social / Fotos: Pastoral ISSP