Intenção foi cumprir o pedido do Papa Francisco de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”
Entre os dias 4 e 6 de outubro, a Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa (São Paulo – SP) promoveu o Final de Semana Missionário na Comunidade Nossa Senhora da Esperança, pertencente à paróquia. Foi uma iniciativa da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Lapa com apoio do pároco, o padre Cláudio Motta, do seminarista Antônio de Jesus e de diversas pastorais.
A ação aconteceu para marcar o Mês Missionário Extraordinário, instituído pelo Papa Francisco, e levar os grupos de jovens (a partir dos 12 anos) para vivenciar a experiência de missão. Para Fernanda Priscila de Souza, coordenadora da AJS Lapa, “realizar uma ação missionária dentro da nossa Paróquia é importante para despertar nos jovens o amor pela missão e também reavivar a chama da ‘Igreja em Saída’ em nossa comunidade”.
O Final de Semana Missionário teve início na sexta-feira à noite, com um terço luminoso pelas ruas da comunidade (bairro Alto de Pinheiros). Já recolhidos na Paróquia, onde dormiram, os jovens realizaram uma Oração da Noite, em que refletiram sobre a importância da missão.
O sábado começou com bênçãos nas casas da comunidade e à tarde houve oratório com as crianças. Ao final do dia, o Padre Cláudio Motta fez a Celebração do Perdão, levando jovens e comunidade a refletir sobre suas vidas, pedir perdão e também perdoar.
Mais tarde foi feito um bate-papo com o Salesiano Cooperador Carlos Gusmão sobre as Missões Salesianas e, para encerrar o sábado na comunidade, houve um momento de confraternização. Ao voltarem para a Paróquia, os jovens realizaram a Partilha entre si do que vivenciaram ao longo do dia.
No domingo de manhã houve o encerramento da ação, com missa presidida pelo Pároco. Foi um momento de Ação de Graças tanto da comunidade quanto dos jovens pela missão vivida durante esses dias e que emocionou a muitos.
Tanto jovens quanto comunidade sentiram acesa a chama da “Igreja em saída” e querem cada vez mais evangelizar.
Sylvia Milan – PASCOM Paróquia São João Bosco