O encontro marcou o retorno das atividades presenciais, interrompidos há dois anos, pela pandemia de Covid-19, a pedido do Padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini
Na quarta-feira, 30 de março, o Centro Inspetorial recebeu o encontro de gestores e diretores das Obras Sociais da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.
O dia teve início com a Eucaristia presidida pelo Padre Justo Ernesto Piccini, Inspetor, e concelebrada pelos Padres, Cássio Rodrigo de Oliveira, Vice-Inspetor, e André Luiz Simões, Diretor do Centro Social Santa Luzia, no Jardim Nordeste.
A reunião teve como objetivo promover um momento de formação, reflexão e partilha sobre o planejamento da Comissão para o ano de 2022, e fortalecimento do trabalho articulado entre as unidades que compõem as Obras Sociais da Inspetoria, conforme explicou a Coordenadora de Ação Social Inspetorial, Glaziela Cristiani Solfa Marques.
Ela destacou, também, sobre a importância da continuidade do aprimoramento do trabalho em rede, para o fortalecimento da ação de cada Obra nesse movimento.
Além dos 22 participantes, entre diretores e gestores, estiveram presentes o Padre Piccinini, (que acompanhou todas as atividades ao longo do dia), o Padre Cássio, e Júlia De Paolis Amim, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.
Em grupo, dialogaram sobre as ações já realizadas pela Comissão, bem como, os principais avanços, desafios, necessidades, estratégias para o trabalho da Comissão e prioridades para o andamento do Plano Orgânico Institucional (POI). Após as rodas de conversa, as avaliações foram expostas em plenária.
SER A DIFERENÇA
O Inspetor falou sobre o trabalho desenvolvido pelas Obras Sociais e destacou a importância e engajamento de toda a equipe de colaboradores. Agradeceu a ação de cada um e o impacto gerado na realidade local, sobretudo, ao longo da pandemia de Covid-19.
“As obras sociais, hoje, são os verdadeiros oratórios do tempo de Dom Bosco. Oferecem a todas as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias ricas oportunidades de formação, crescimento e integração na sociedade. O trabalho social faz a diferença em todos os lugares onde atuamos”, enfatizou o Inspetor.
Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Fotos: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP