Mais de 300 pessoas estiveram presentes ao Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, para participarem do Retiro Anual da Família Salesiana, que aconteceu no sábado, 8 de abril. Organizado pelo Ir. Antonio Carlos Martins, o retiro reuniu membros dos Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs da Caridade de Jesus, Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos de Dom Bosco, Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Comunidade Canção Nova e Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco e Associação das Damas Salesianas.
O dia teve início com um café da manhã em clima de confraternização no salão de festas do colégio. Na sequência as Filhas de Maria Auxiliadora conduziram um momento de integração, acompanhadas musicalmente pelo Ministério Ilumminay, que também fez-se presente na liturgia da missa.
A oração inicial foi conduzida pela ADMA. Logo após, o inspetor salesiano, Pe. Edson Castilho, deu as boas vindas aos participantes, enfatizando a importância de cada grupo da Família Salesiana na missão confiada por Dom Bosco. Durante um dos intervalos, Pe. Edson afirmou estar grato com o retiro: “É uma experiência gratificante porque nos fortalece em nossa vocação comum, que é a vocação de sermos todos filhos e filhas de Deus, mas que escolhemos em um dado momento percorrer este caminho como filhos e filhas Deus nesta esteira que nos deixou como herança Dom Bosco”.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo vice-inspetor salesiano e delegado para a Pastoral Juvenil, Pe. Roque Sibioni, que falou sobre a estreia do reitor-mor, Pe. Ángel Fernàndez Artime, que tem como tema “Somos Família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.
Inês Santana, salesiana cooperadora do Centro Local de Itaquera, destacou a importância do retiro para o trabalho com os jovens. “Somos família, então como é que vamos nos preparar para estar junto das famílias estar junto das famílias que temos hoje? Nos preparamos vindo nesse encontro, participando das atividades da comunidade, o que é muito importante. Acabei de dizer agora para um aspirante: ‘toda obra salesiana é paróquia e obra e lá nós temos isso, em Itaquera, nosso trabalho lá com os jovens é bem marcante e nós precisamos das famílias”.
A manhã foi finalizada com a santa missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Ao final da celebração, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que estava na presença salesiana de Itaquera, foi entregue em meio a uma bonita representação dos jovens do GAM (Grupo de Ação Missionária) às Filhas de Maria Auxiliadora, com destino ao Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o INSA Belém, na zona leste da capital.
Dinéia Custódio, coordenadora da ADMA, ressaltou o encontro como ponto de encontro e comunhão. “Esse retiro é sempre muito importante, eu digo que é onde a gente se encontra para viver verdadeiramente como Família Salesiana. Eu falo para todos os coordenadores da ADMA, os quais eu costumo orientar, que esses encontros que temos são muito importantes para a gente animar a nossa presença nas nossas casas, animar os nossos grupos”.
Após o retorno do almoço, mais música e a palestra “Desafios e propostas da devoção Mariana hoje”, conduzida pelo Ir. Israel Nery, fsc. Fechando a programação, houve adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida pela Comunidade Canção Nova, e a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora.
Irmã Alzira Nakashima, das Irmãs da Caridade de Jesus, elogiou o retiro e falou da oportunidade de reencontrar conhecidos: “O retiro foi muito rico e é uma alegria muito grande participar porque nós nos encontramos como família, (encontramos) pessoas que às vezes a gente não encontra no dia a dia, é um momento de reencontro e de alegria. E também as palestras foram muito ricas, de grande proveito para a nossa vida”.
Para Evânio Santinon, coordenador dos Salesianos Cooperadores, o retiro superou as expectativas. “O retiro superou as expectativas, o grupo dos Salesianos Cooperadores esteve presente em peso, outros ramos da Família Salesiana também aqui presentes, então é um momento muito importante e isso mostra o quanto cada ramo da Família Salesiana está tomando consciência da importância da Família Salesiana, que é um grupo apostólico e espiritual que existe para a salvação da juventude”.
Texto: Anderson Bueno / Fotos: Anderson Bueno e SC Carlos Roberto Minozzi