Hoje, 12 de novembro, será celebrada no Santuário Maria Auxiliadora em Talca, cidade de 250 mil habitantes localizada na região central do Chile, uma Missa pela Paz, pedindo a Deus um futuro de justiça e melhorias sociais ao povo chileno.
Na noite de ontem, 11, a igreja foi profanada, sendo parcialmente destruída por pessoas encapuzadas que provavelmente se aproveitaram do clima tenso de protestos no país para expressarem sua ira contra a Igreja.
Imagens foram quebradas, os bancos jogados na rua e incendiados. Felizmente não houve feridos, mas a marca da intolerância por si fere a dignidade e a alma daqueles que procuram o bem.
Foi a segunda igreja salesiana vandalizada em poucos dias, uma vez que a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, na capital Santiago, também foi alvo de ataques.
“Condenamos totalmente essa situação de violência e pedimos paz, diálogo e busca de maneiras respeitosas para canalizar os legítimos pedidos do povo chileno. Convidamos a Família Salesiana a rezar intensamente para o nosso país e continuar renovando os esforços por um país fraterno e justo”, declarou o inspetor do Chile, Pe. Carlos Lira.
O clima também é tenso em outros países da América Latina. Os delegados inspetoriais de Comunicação Social dos Salesianos de Dom Bosco têm trocado informações sobre os contextos em seus países. Na Venezuela, Bolívia e recentemente no Equador e na Nicarágua houve registros de tensões que afetaram também a Família Salesiana.
Rezemos pela tolerância, pela justiça social e pelo discernimento dos governantes e do povo para que possamos ter uma sociedade mais fraterna onde todos se tratem como irmãos.
Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social – Fotos: Salesianos Chile