Os educadores do Instituto Dom Bosco concluíram no dia 21 de outubro, na parada pedagógica, o curso “A infância silenciada”. Promovido pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), unidade Santa Teresinha, o curso que ocorreu durante os últimos oito meses abordou o tema: A infância silenciada – Um panorama histórico e jurídico da questão social da infância no Brasil.
O objetivo da proposta foi estimular a reflexão, prática e teórica da equipe, trazendo o aprimoramento constante no que diz respeito aos jovens e adolescentes. Reforçando sempre as diretrizes definidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), corroboradas pelo SINASE, Sistema único de Assistência Social (SUAS), Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
O curso foi dividido em quatro módulos com duração de três horas mensais. Durante esse tempo, todos os educadores praticaram a reflexão através dos conteúdos, discutiram, fortaleceram e criaram interpretação crítica em aspectos históricos, sociais, econômicos, jurídicos e culturais, além de seus aspectos e elementos legais. Destaques para os temas: Infância e Historicidade, O “Objeto Privilegiado” da Criminologia Positivista e O Código de Menores de 1979: A Menoridade – uma questão de Segurança Nacional.
“Considero a formação pedagógica uma oportunidade de reforçar o que já aprendemos e vivenciamos. Além de atualizarmos nossas referências e refletirmos nosso cotidiano, conseguimos também interagir com nossos colegas e entender seus pontos de vista. É mesmo um momento especial proporcionado pela UNISAL.” declarou Maria Aparecida, coordenadora dos cursos profissionalizantes do Instituto Dom Bosco.
Texto| Fotos: Comunicação e Marketing IDB