Estão reunidos na Argentina, em Ramos Mejía, de 23 a 29 de outubro, sob a presidência do Padre Natale Vitali Forti, Conselheiro Regional, os 11 inspetores da Região ConeSul. Presentes também, em alguns momentos, os membros do Conselho Geral: Pe. Ivo Coelho (Formação), Sr. Jean Paul Muller (Ecônomo Geral) e Pe. Fabio Attard (Pastoral Juvenil).
A reunião se iniciou com uma manhã de partilha entre os inspetores e uma tarde de retiro, pregado pelo salesiano argentino Pe. Enrique Lapadula. Além desses já elencados, a reunião foi enriquecida com a contribuição do Pe. Miguel Aguillar (Diretor do CRESCO – Centro Regional para a Formação Específica do Salesiano Coadjutor), Pe. Salvador Delgadillo (Diretor do Centro Salesiano de Formação Permanente América/Quito) e Pe. Eusebio Muñoz (Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana).
Uma pauta rica presidiu todos os trabalhos, debaixo de um clima de fraternidade, participação, vivo sentido de corresponsabilidade e amor à Congregação Salesiana. Para além dos relevantes temas propostos aos inspetores (Formação, Administração, Pastoral Juvenil. Família Salesiana, Centros de Formação, Estatísticas da Congregação Salesiana, Visita de Conjunto 2017), alguns outros momentos foram particularmente marcantes: a visita ao Santuário-Basílica de Maria Auxiliadora em Buenos Aires, riquíssimo do ponto de vista artístico-arquitetônico, com uma belíssima imagem de Maria Auxiliadora, abençoada por Dom Bosco. Nessa igreja o Papa Francisco foi batizado e, como arcebispo-cardeal de Buenos Aires, vinha celebrar aí todo dia 24 de cada mês.
Estivemos também na primeira casa salesiana da América, onde chegaram os primeiros salesianos, liderados pelo Padre João Cagliero, mais tarde cardeal da Igreja. Celebramos na Igreja “Mater Misericordiae”, a mesma que acolheu os salesianos que formavam a primeira expedição missionária querida e organizada por Dom Bosco em 1875. Ao lado dessa igreja, após a concelebração da Eucaristia, fizemos marcante memória dos inícios da presença salesiana na América ao conhecermos o “Museo Don Bosco”. Foi igualmente muito significativa a visita que fizemos à Catedral de Buenos Aires e ao Santuário da Virgem de Luján.
Pe. Edson Donizetti Castilho – inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora