No sábado, 9 de dezembro, a Igreja ganhou mais um sacerdote, um sacerdote Salesiano de Dom Bosco. Às 9h30 horas, na Paróquia Imaculada Conceição, em Jacareí-SP, na celebração eucarística presidida por Dom Hilário Moser, aconteceu da ordenação presbiteral de José Rodolfo Galvão dos Santos.
O neosacerdote tem 27 anos, nasceu em São José dos Campos-SP, filho de Alexandre José dos Santos e Cecília Claudia Galvão dos Santos e cresceu na Paróquia Imaculada Conceição antes de ingressar na Congregação Salesiana.
“Tornei-me coroinha e o gosto pelo serviço do altar, aos poucos, foi me colocando diante do ministério celebrado. Senti em meu coração o chamado que o Senhor me fazia. Ainda muito jovenzinho, a pedido de minha mãe, que é professora, tive a oportunidade de ler a vida de Dom Bosco. Fiquei encantado! Aquele padre piemontês, com sua simplicidade e coragem, conquistou meu coração. O chamado que o Senhor fazia tinha agora mais sentido ainda. Queria ser padre! Padre como Dom Bosco!” contou José Galvão ainda enquanto diácono, no Projeto Feito Vida, livreto do Serviço de Animação Vocacional inspetorial. O lema sacerdotal escolhido por ele foi I Cor 16, 14: “Fazei tudo no amor”.
Admitido na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora em 2010, sua formação passou pelo Aspirantado Salesiano, em Pindamonhangaba-SP em 2005 e 2006; pelo Propedêutico no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo-SP, em 2007; pelo Pré-Noviciado no Colégio São Joaquim, em Lorena-SP, em 2008; pelo Noviciado em São Carlos-SP, em 2009, onde também fez sua primeira profissão religiosa, no início de 2010; pelo Pós-Noviciado no Instituto São José e no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), onde estudou Filosofia, em Lorena-SP, em 2010 e 2011; pelo Tirocínio no Aspirantado Salesiano de Pindamonhangaba-SP, em 2012 e no Oratório São Luiz, em Araras-SP, em 2013; cursou Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo-SP, entre 2014 e 2017, onde também recebeu os ministérios do leitorado e acolitado pelas mãos do inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho; foi ordenado diácono em 11 de fevereiro de 2017 pelas mãos de Dom Júlio Endi Akamine, SAC, e agora ordenou-se sacerdote pelas mãos de Dom Hilário Moser, SDB.
Padre José Rodolfo presidiu sua primeira missa também na Paróquia Imaculada Conceição no dia 10 de dezembro, domingo. Também no domingo presidiu a celebração eucarística na Novena de Natal da Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos.
Que seu ministério que agora se inicia seja fecundo e que sua vida seja benção na vida dos jovens e da Família Salesiana!
Texto: Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social / Fotos: Maria Inês Bruno – PASCOM Sagrada Família