Nos dias 22 e 23 de março, sexta-feira e sábado, a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, recebeu a importante visita do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Filiberto Gonzáles Plasencia, que se reuniu com os formandos salesianos e com as equipes locais de comunicação.
Pe. Filiberto chegou a São Paulo no início da tarde de sexta, vindo de Carpina-PE, onde participou das reuniões da Rede Salesiana Brasil de Comunicação e da Comissão Nacional de Comunicação (CONAC), que reúne os delegados inspetoriais de comunicação das seis inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil.
Coerência e testemunho para estar com os jovens no ambiente digital
O encontro com os formandos salesianos aconteceu no Instituto Teológico Pio XI, na capital paulista, reunindo jovens das fases formativas do Pré-Noviciado, Pós-Noviciado, Tirocínio e Teologia. A eles, Pe. Filiberto repetiu a provocação feita aos delegados de comunicação adaptando a pergunta tema do próximo Capítulo Geral: “Quais salesianos para os jovens de hoje no campo da comunicação?”. A resposta, segundo ele, passa pelo modo dos salesianos em fazer pastoral, se fazendo presentes não apenas no pátio e dos modos convencionais, atualizando-se às novas linguagens e formas de aprendizado: “Não podemos fazer pastoral como fizemos sempre, porque os jovens, adolescentes e crianças de hoje têm outro modo de perceber a realidade, a vida, outro modo de pensar, outro modo de aprender”.
Utilizando o documento final do Sínodo da Juventude, realizado em 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o representante do Reitor-Mor para a comunicação social falou sobre a importância da mudança de mentalidade dos salesianos para estarem no ambiente digital, utilizando com responsabilidade e forma propositiva suas possibilidades, fazendo-se presença entre eles com coerência e testemunho de vida.
A ocasião serviu também para Pe. Filiberto conhecer o estúdio do A.COR.DAR, projeto pastoral de comunicação nas mídias sociais com foco no audiovisual realizado pelos estudantes de teologia.
As pessoas no centro
No sábado, o encontro foi com as equipes locais de comunicação da Inspetoria, com a participação de representantes das obras sociais, escolas, paróquias e ensino superior. Pe. Filiberto começou a reunião aproveitando a apresentação pessoal de cada membro para falar da importância dos cinco sentidos para a boa relação entre as pessoas, sobretudo o olhar, o escutar e o tocar/sentir e também sobre a importância da expressão corporal. “Nós, salesianos, em comunicação, temos um princípio que nasce do Sistema Preventivo de Dom Bosco e o centro é a amorevolezza. No centro está o afeto e a relação autêntica, aí está o centro da comunicação salesiana. A pessoa no centro, os meios (de comunicação) são meios”.
Também foi realizado um trabalho de grupos onde os participantes partilharam com os colegas os desafios das frentes onde atuam, apresentando também possíveis soluções.
De São Paulo o Pe. Filiberto Gonzales seguiu para Porto Alegre, dando seguimento às visitas de animação pelo Brasil.
Texto e fotos: Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social