O Instituto Dom Bosco Bom Retiro completa em 19 de março 99 anos de respeito e apoio a juventude, além disso em não por um acaso, acontece também a Solenidade de São José. Cada vez mais próximo do seu centenário, o Instituto comemora o seu dia resgatando momentos especiais e depoimentos de pessoas que fazem parte da história da Obra, mas antes de saber como foi esse dia, vamos lembrar um pouco dessa casa que faz aniversário hoje.
A história social do Instituto Dom Bosco vem desde a sua fundação, em 19 de março de 1919. Da década de 50 até 1992 atuou também como colégio particular. Mas, a partir de 1993, por uma opção histórica, passou a atender exclusivamente como obra social. Para manter toda a estrutura, instalada num terreno de quase 12 mil metros quadrados, no bairro do Bom Retiro, a obra mantém parcerias com órgãos públicos e privados, convênios e conta com o apoio de pessoas físicas e jurídicas. A visão dos dirigentes do Instituto Dom Bosco é tornar a obra uma referência qualitativa para os programas socioeducativos com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.
Atualmente a obra mantém nove projetos principais, quatro projetos de apoio e diversos serviços que atendem pessoas de baixo poder aquisitivo. Todos são oferecidos gratuitamente. Ao todo a obra atende mais de 6 mil pessoas por ano, o que representa cerca de 1.500 famílias beneficiadas com alguma forma de assistência.
Para celebrar todos esses anos e tornar oficial a abertura do centenário da casa, os educandos do CEDESP e CCA PROVIM, em seus respectivos turnos, reuniram-se no teatro para que o vídeo de abertura do centenário fosse apresentado. A gravação contou com a participação do Reitor-mor, Pe. Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, Pe. Ernesto J. Piccinini, atual inspetor salesiano de São Paulo, além do depoimento da voluntária Rosângela Melatto, que auxilia o Instituto desde o ano 2000, finalizando com a opinião dos especialistas da casa, formada por pequenos de 7 a 8 anos, que deixaram sua mensagem de felicitação a obra.
Na sequência, jovens do CEDESP e CCA PROVIM conduziram a bandeira do Brasil, Estado de São Paulo e na parte da tarde a bandeira que ilustra o logotipo oficial do Instituto Dom Bosco e a logomarca oficial do Centenário “Rumo aos 100 anos”. Todos foram convidados a execução do Hino Nacional, deixando educandos emocionados. Após o momento solene, os educandos que carregaram a bandeira realizaram junto ao Pe. Antonio Reami e de tarde junto ao Pe. Eduardo Capucho, o plantio de uma muda de Jequitibá, que em tupi significa “gigante da floresta”. A árvore jequitibá é natural da mata atlântica, existente apenas na região Sudeste do Brasil, podendo atingir mais de 50 metros de altura, considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo. Com idade estimada em 3 050 anos, o jequitibá é a árvore que representa as bodas de 100 anos nas comemorações. Com muita alegria e naturalidade, Pe. Reami, fez uma leve “chuva” de terra utilizada no plantio, como forma de contagiar e abençoar todos os presentes.
Para finalizar o momento de modo alegre e contagiante, um parabéns para o Instituto Dom Bosco com uma calorosa salva de palmas.
Texto e Fotos: Comunicação e Marketing IDB