“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, é capaz de ser criativo e utilizar completamente sua personalidade.” (Winnicott)
Na véspera do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, o Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, inaugurou com muita alegria a Brinquedoteca Miguel Magone. A proposta da brinquedoteca é clara: brincar! Mas o grande propósito não é tão simples, trata-se de um espaço funcional criado aos educandos proporcionado um local com jogos e brinquedos atendendo uma lista mínima e importante, onde eles devem ser: simbólicos, funcionais, trabalhar o raciocínio lógico, ficção, aquisição, fabricação, exercício/movimento e regras.
O espaço foi conquistado com o auxílio do convênio da Prefeitura de SP, Rede do Bem (comerciantes/parceiros que doam cupom fiscal solidário e apadrinhe), Rihappy, 2o. Batalhão da Polícia Militar, além de doadores espontâneos, sem contar com todo o trabalho de nossa equipe interna.
Durante a celebração o Diretor Presidente Padre Helio, junto com coordenação, educadores e crianças do CCA, fez a oração, agradecimentos e explicou o porque do nome Miguel Magone, um menino que antes de conhecer Dom Bosco era considerado “dá pá virada”, segundo muitos, sem solução, e depois da pedagogia de Dom Bosco, passou a seguir um caminho com os princípios Salesianos. Foram realizados dois momentos para que as crianças de ambos os turnos pudessem participar. Muita emoção durante a visita a nova sala que terá os mais diversos jogos, brinquedos como cozinha, minimercado, pet shop, oficina, cantinho da leitura e muitos outros. O grande charme ficou também pela nova pintura onde tem Dom Bosco sobre a corda bamba em forma de desenho e em volta dele imagens do próprio Dom Bosco e personagens da Disney. Será um espaço utilizado diariamente pelo CCA Provim, porém como “o brincar” é muito importante no processo de aprendizagem, o acesso aos jogos e brinquedos será para todos, através de empréstimo com data certa para devolução.
O objetivo da brinquedoteca é de forma pedagógica proporcionar o ato fundamental de brincar. Os mais diversos aspectos são trabalhados como: trabalho em equipe, imaginação, diversão, desenvolvimento psicológico, estímulo para o raciocino lógico, entre outras questões, a conquista emocional, moral e social. Através da brinquedoteca, o educador poderá analisar e avaliar o comportamento dos educandos, observando assim o autocontrole dos pequenos, respeito, estratégias, comunicação, dinamismo e criação.
E pelas palavras de Adriana Friedmann: “A brinquedoteca foi criada para as crianças que, em nome do progresso de nossa civilização, perderam o espaço e o tempo para brincar”.
Fabiana Santello – Comunicação Social – Instituto Dom Bosco