No segundo semestre de 2021, o Instituto Dom Bosco (IDB) realizou a Campanha de Conscientização e Arrecadação: “Um faz a diferença!”. A campanha foi uma realização da Rede do Bem, Relacionamento Institucional, Educadores, Pastoral e Aliança Verde de Dom Bosco do IDB (Don Bosco Green Alliance DBGA), que em parceria, dividiram tarefas e arrecadaram junto com os educandos e educadores de todos os serviços e unidades (Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho DB Zona Sul), 480 quilos de tampinha; 560 litros de óleo de cozinha e mais de 65 mil cupons fiscais (66.558 ao todo).
A campanha consistiu em uma competição entres os atendidos, que tiveram como missão a arrecadação dos itens propostos e somar pontos para suas respectivas turmas, aqueles que se destacaram ganharam um par de ingressos para qualquer filme no Cinemark e, em parceria com a Rede de Cinemas, foi ofertado também pipoca e refrigerante em dose dupla.
Sustentabilidade em todos os eixos
Enquanto a Equipe do DBGA realizou a conscientização dos atendidos durante os momentos de Bom dia e Boa tarde, os colaboradores da Rede do Bem fizeram a coleta e todo processo administrativo quanto a contratação de empresas para destinação correta, o registro dos cupons fiscais, entre outros. Já o Relacionamento Institucional, cuidou da parte financeira, atingindo um eixo fundamental da Sustentabilidade, encarregado também de junto da Direção e Coordenação da Obra, direcionar a verba arrecadada para serviços e projetos da Obra (em breve). Além disso, todos foram responsáveis pelo recebimento e contagem das tampinhas, cupons e litros de óleo. No caso das tampinhas, a Pastoral, a Equipe e os demais educadores, ficaram craques em separar por cores.
“É muito especial realizar uma campanha deste porte no Instituto. Trazer a Sustentabilidade na prática e em todos os seus eixos é uma grande realização! Enquanto a Equipe dos Verdinhos realizava a conscientização dos Atendidos, em momentos formativos, porque esse era o maior desafio: incentivá-los não pela premiação apenas, mas para que viesse a ser uma prática constante em seu dia a dia e claro, que levassem isso para os familiares, colegas. Os colaboradores da Rede do Bem, o Relacionamento Institucional, Pastoral e todos os Educadores(as), realizavam as demais funções.
Em resumo foi um trabalho em equipe muito produtivo e de mão na massa para cada contagem, cada separação por cor no caso das tampinhas, cada mililitro de óleo despejado nos galões. Valeu a pena e já esperamos pela próxima! Muito obrigada a todos que tornaram essa Campanha possível!”, declarou Fabiana Santello, Educadora de Comunicação no Instituto.
As empresas que fizeram a retirada e compra dos materiais:
Empresa de óleo – Vital Reciclagem https://www.vitalreciclagem.com/
Empresa de Tampinha – Recrie Ambiental https://recrieambiental.com.br/
Os Cupons Fiscais foram digitados pelos estagiários e colaboradores do IDB.
Pontuação das turmas:
CEDESP Br:
1ºLugar: RH Tarde – Pontuação: 38.949
2º: DG2 Tarde – Pontuação: 61.28
CEDESP VP:
1ºLugar: Informática Manhã – Pontuação: 26424
2º: DG2 Tarde – Pontuação: 22.205
Castelinho:
1ºLugar: CCA turma 2 Tarde – Pontuação: 19.268
2º: Turma manhã – Pontuação: 15.422
CCA – PROVIM:
1ºLugar: CCA turma verde Tarde – Pontuação: 12.469
2º: Turma manhã – Pontuação: 67.00
Texto e fotos: Instituto Dom Bosco