Mês Mariano com tradições e muita festividade no IDB

O maio, conhecido como Mariano, pois é neste mês que a Igreja celebra devoção à Virgem Maria, traz para a casa Salesiana inúmeras atividades, em especial a “Queima das Cartinhas para Nossa Senhora” e a celebração a Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24. O Instituto Dom Bosco, Unidade Bom Retiro, ainda junto da Paróquia Nsa Sra Aux, realizou o Arraiá Mariano com comidas típicas, música ao vivo e jogos elaborados pela turma da Pastoral. 

Queima de cartinhas

A queima de cartinhas é uma prática iniciada por Dom Bosco que incentivou os meninos do Oratório (muitos deles órfãos de pai e de mãe) a escreverem uma carta direcionada à mãe de Jesus. Após a queima dessa carta, os meninos recebiam uma resposta de Nossa Senhora escrita pelo próprio santo. Hoje, quem elabora as respostas e entrega junto com um doce para aqueles que participam, é a turma da Pastoral. Este momento foi celebrado em todas as Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Cidade Ademar, entre Educandos e Educadores. “Foi muito importante, esclarecedor para os atendidos, que entenderam que esta prática é realizada sempre no mês de maio de todos os anos.”, Joselma Aparecida, Técnica Psicóloga no NCI. 

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Já a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada no Castelinho Zona Sul no dia 22 e no Bom Retiro juntamente com a turma da VP no dia 23, proporcionou um momento celebrativo e especial. Em ambas as Unidades foi realizada a homenagem para Nossa Senhora Auxiliadora, com coroação e chuva de rosas, após uma breve missa. No Bom Retiro, com a presença da turma da Vila, Pe Emerson Medeiros, Diretor Presidente relembrou que a fala de Dom Bosco, foi: “Foi ela quem tudo fez! Foi pelas mãos de Maria que o menino simples, da ‘roça’, alcançou tantos jovens e chegou a tantos Países. No Castelinho, quem celebrou foi o Pe Tércio Silva. Em ambas Unidades foi comemorado os aniversariantes do mês e ao longo do dia, diversas brincadeiras, jogos na quadra, jogos de mesa, desenhos de Dom Bosco e Nsa Sra Aux para colorir, pintura de rosto, karaokê e muitas outras atividades. “Com a ajuda dos Voluntários, tudo foi mais fácil de ser realizado!”, Elizete Marinho, Assistente Administrativo Castelinho. As atividades propostas pelo evento proporcionaram a solidariedade intergeracional em entre todos os atendidos e os serviços da unidade Castelinho Dom Bosco. Possibilitando não apenas a interação entre diferentes gerações e o fortalecimento do respeito mútuo entre os indivíduos fora do contexto familiar, mas também ajuda na construção do senso de comunidade pertencimento.”, Crislaine Pereira, Técnica Assistente Social Zona Sul. 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: