Faleceu na noite desta segunda-feira, 12, o Monsenhor Jonas Abib, criador da Comunidade Canção Nova.
A causa da morte do Sacerdote foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, Monsenhor Jonas estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo.
HISTÓRIA
Nascido em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto (SP), o sacerdote era filho de Sérgio Abib e Josepha Pacheco Abib.
Por volta do ano de 1948, aos 12 anos, ingressou no Liceu Coração de Jesus, onde realizou os estudos em artes gráficas. Aos 13, iniciou a formação no seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Realizou o Ensino Médio no Instituto do Coração Eucarístico, na cidade de Pindamonhangaba (SP).
Em Lorena, fez os estudos em filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia. Cursou teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo.
SACERDÓCIO
No ano de 1964, foi ordenado sacerdote salesiano e teve como lema: “Feito tudo para todos”. Ainda no início de seu sacerdócio, começou a trabalhar com os jovens, promovendo encontros e retiros, além de lecionar na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena.
INÍCIO DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA
Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica. Esse fato o aproximou ainda mais do trabalho com a juventude. Sete anos mais tarde, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem como carisma a evangelização pelos meios de comunicação social.
Mesmo deixando a Congregação Salesiana para se dedicar aos trabalhos da nova missão, permaneceu próximo a Dom Bosco e Maria Auxiliadora. A Comunidade Canção Nova é membro da Família Salesiana, segundo o Sacerdote a: ”Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco”.
HOMENAGENS
O velório do Monsenhor Jonas acontece nesta terça-feira, 13, e seguirá até quinta-feira, 15, na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).
Com informações e fotos: Canção Nova
Edição de Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP