Em um clima de muita alegria, festividade e profundo amor a Jesus Eucarístico, alguns representantes da Família Salesiana estiveram reunidos, no sábado, 14, no Santuário Nacional de Aparecida, para a 21ª Romaria da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora.
Este ano, a tradicional peregrinação aconteceu de forma restrita, devido à pandemia de Covid-19 e teve como tema “ Com Maria, movidos pela esperança”.
O evento faz parte das comemorações pelos 206 anos do nascimento de Dom Bosco, celebrados nesta segunda-feira, 16, e tem o objetivo de fazer com que a Família Salesiana testemunhe o seu amor à Virgem Santa, em um empenho para tornar, ainda mais fecundo, o carisma da congregação.
NO MESMO ALTAR
A Santa Missa foi presidida por Dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo Padre Justo Ernesto Piccinini, SDB, Inspetor, e demais padres presentes, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida e TV Canção Nova.
A Celebração contou, também, com a participação do Irmão Hamilton Bernardo Rodrigues, SDB, Delegado da Família Salesiana, Irmão Antonio Carlos, organizador da Romaria, das Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, ADMA e a Canção Nova.
FESTA DA ASSUNÇÃO
Em sua homilia, Dom Hilário recordou o fato da Romaria, este ano, acontecer na véspera da Festa da Assunção de Nossa Senhora. Realçando que Maria recebeu o título de Rainha do Céu e da Terra. Por isto, os fiéis a consideram um símbolo de vida e esperança.
“A Família Salesiana, hoje, está aqui, na Casa de Maria, bem de acordo com o lema desta Romaria: Com Maria, movidos pela esperança. Pondo em Maria toda a nossa esperança, aqui estamos. E o que queremos? Neste tempo de sofrimento e mortes, queremos Vida: Vida verdadeira, vida plena, vida abundante”, manifestou o Bispo.
MÃE DA VIDA
Mais tarde, o Prelado seguiu comentando sobre uma pintura exposta na porta de entrada da Basílica Velha de Aparecida, na parte mais alta da cidade, que ilustra o momento em que os pescadores retiram das águas, a imagem de Nossa Senhora. Na arte, está escrita uma frase em latim que diz: “Quem me encontrar, encontrará a vida”.
Segundo Dom Hilário, esta afirmação está presente no livro dos Provérbios (8,35) e se refere à Sabedoria de Deus. Aplicada, a partir da ótica do pintor, também a Maria, querendo dizer: “Quem encontrar Maria, encontrará a Vida.”
“Procurar Maria é procurar Jesus; encontrar-nos com Maria, é encontrar-nos com Jesus. Não sem razão, neste magnífico santuário nacional, o centro do templo é o altar sobre o qual Jesus se oferece por nós ao Pai em sacrifício e se dá a nós em comunhão. Não passaria de um belo passeio uma romaria que voltasse para casa encantada com a beleza deste santuário, sem levar Jesus no coração. Jesus é a Vida verdadeira, a Vida eterna, a Vida plena, a Vida em abundância!”, realçou.
MARIA DOS AFLITOS
O Bispo fez memória, também, do momento pandêmico que assola a humanidade, do grande número de mortes e doentes, suplicando a Nossa Senhora sua Santa intercessão: “Cuida de nós, de nossas famílias, de nossos doentes; dai-nos saúde, defendei-nos do contágio, tornai-nos solidários com os que sofrem, conduzi-nos à alegria de uma vida plena, vida em abundância, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Amém!”, concluiu Dom Hilário.
PEREGRINA
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue às Irmãs da Caridade de Jesus. Ao longo deste ano, o símbolo percorrerá a Casa Provincial e demais comunidades da Congregação.
Por fim, o Irmão Antônio Carlos, SDB, leu uma mensagem de esperança e união, enviada pelo Reitor Mor, Dom Angel, para os salesianos.
Por Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Colaborou: Tânia Campos