Das 55 redações com nota mil no ENEM 2018, 42 foram escritas por mulheres! Os dados foram divulgados em janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Realmente, as mulheres têm alcançado altas colocações nos resultados de provas de redação e, no Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, não é diferente. Isabela Genkawa, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, participou do ENEM 2018 como treineira e obteve um desempenho surpreendente: alcançou a maior nota de redação da cidade de Sorocaba no exame, 980 pontos, apenas quatro alunos em todo o Estado de São Paulo tiveram maior pontuação que ela e tiraram nota 1000.
A busca das mulheres pela igualdade de oportunidades no trabalho e a luta pelo voto, pelos direitos civis e contra a violência certamente contribuem para formar gerações ainda mais antenadas com o que acontece no mundo, mais envolvidas com a produção do conhecimento e com a percepção de que a educação é o melhor caminho para se construir uma sociedade mais justa.
Outro grande destaque em Sorocaba foi a divulgação do ranking do “Simulado da Rede Salesiana”. A aluna Ana Clara Chen, 16 anos, da 3ª série do ensino médio, ficou com a maior média em redação de todo Brasil (960 pontos).
Essa constatação de crescimento do desempenho das mulheres em redação é bastante recente e ainda não oferece uma explicação consensual dos especialistas no assunto. Contudo, é preciso parabenizá-las e incentivá-las a continuarem a escrever com sensibilidade e clareza para levar as pessoas a refletirem, a se informarem ou a tomarem decisões por meio de seus textos.
Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano São José