Após a Jornada Mundial da Juventude o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, permaneceu no Panamá para a celebração do tríduo em preparação à festa de Dom Bosco, que teve sua primeira missa nesta segunda-feira, 28 de janeiro.
Às 18h30, a Basílica de São João Bosco encheu-se de fiéis, atraídos não só por Dom Bosco, mas também, fato excepcional, pela presença de seu sucessor, que fez a homilia.
É sabido que Dom Bosco é muito amado no Panamá, a devoção ao Santo da Juventude entrou nos genes dos panamenhos: cada cidade do país celebra sua festa à sua maneira, com toques artísticos e folclóricos específicos.
No primeiro dia do tríduo, o Reitor-Mor referiu-se ao tema da Estreia: “a santidade é também para você”. Com seu estilo caloroso e estimulante, ele encorajou os jovens e fiéis presentes a levarem a sério o caminho da santidade como uma vocação acessível para todo cristão e enfatizou que não se trata de fazer coisas extraordinárias.
Ele incentivou os participantes a tornarem realidade o sonho de Deus para cada um deles. “O que Deus quer de cada um de nós?”, perguntou ele. “Essa é a perspectiva fundamental da nossa vida”.
“Não tenham medo do que Deus está pedindo a vocês”, ele insistiu. “Não esperem uma santidade imediata. Encaminhem-se nessa direção pouco a pouco. Deem prioridade aos jovens, deem sua vida por eles. Dom Bosco sabia enxergar os jovens com os olhos de Deus”.
“Vocês devem ser santo”, reforçou o Reitor-Mor. “A santidade dá uma profunda alegria. É realizado no cumprimento responsável de suas tarefas”.
Após a missa, os fieis se aproximaram do Reitor-Mor, que não poupou abraços, fotos e sorrisos para todos.