Conheça a Obra

OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO:

O objetivo institucional se caracteriza como promoção beneficente, filantrópica e de assistência social ao atendimento de suas finalidades, inclusive seus investimentos patrimoniais, suas despesas, suas receitas, seus ingressos, seus desembolsos e suas gratuidades.

MISSÃO:

Para a formação das crianças e jovens, utilizando-se do método educativo de Dom Bosco, a Casa de Dom Bosco desenvolve projetos e apoia ações que possibilitam a formação de valores, habilidades e produção de conhecimentos de cidadania.

VISÃO:

Propiciar aprendizagem de qualidade, sobretudo nos aspectos afetivos, emocional, sensibilidades e linguagens, como foco na qualidade e pertinência dos objetivos e dos conteúdos, sem perder de vista o contexto e a contemporaneidade.

VALORES:

Amorevolezza;

Diálogo;

Ética;

Profissionalismo;

Solidariedade.

Em 1992, uma assistente social do Instituto Salesiano Dom Bosco e duas estagiárias de Serviço Social observaram, nos arredores do Colégio Salesiano Dom Bosco, crianças que ficavam o dia todo na rua mendigando. Deste modo, surgiu a proposta de uma obra social que trabalharia o processo educacional destas crianças e iniciou-se o atendimento a quatro delas, por meio de atividades de recreação na sala da assistente social. Ao longo dos anos,

Em diferentes locais, a obra foi atendendo cada vez mais crianças e adolescentes, bem como suas famílias, em parceria também com a Congregação Vicentina da Cidade Jardim. Em 2005, foi inaugurada a atual sede da Casa de Dom Bosco, com capacidade para atender 120 crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, no contra turno escolar.

Em 2012, com a necessidade de adequar o atendimento à Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009), passou-se a oferecer Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 17 anos. O foco da Casa de Dom Bosco é o desenvolvimento de atividades com crianças, adolescentes, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos, prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, e propiciar aprendizagens nos aspectos afetivo, emocional, sensibilidades e linguagens.

Para tal, utiliza-se do método educativo de Dom Bosco e seu Sistema Preventivo, e desenvolve ações que possibilitam a formação de valores, habilidades e produção de conhecimentos da cidadania.