Quem Foi Dom Bosco


Dom Bosco foi um padre italiano, nascido em 1815 num vilarejo chamado Becchi na região do Piemonte. Ao longo de sua vida, Dom Bosco sentiu-se chamado por Deus e deixou para toda a Igreja um carisma que se vive pelo trabalho aos jovens mais pobres, por meio da educação e evangelização. Dom Bosco foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934 e foi declarado como Pai e Mestre da Juventude em 1988 pelo Papa João Paulo II.

A Congregação Salesiana


A Congregação Salesiana foi fundada por Dom Bosco em 1859 e continua até hoje sua missão na Igreja. Constituída por consagrados (sacerdotes e irmãos coadjutores) que decidem entregar sua vida a Deus indo ao encontro dos jovens, especialmente os mais pobres.
O nome “salesianos” vem de São Francisco de Sales, proposto por Dom Bosco pela sua característica fundamental: a caridade pastoral e a preocupação com a evangelização por meio da imprensa. Existem no mundo aproximadamente 15.238 religiosos salesianos que estão distribuídos em 132 nações.

Pedagogia Salesiana

Todas as casas salesianas, usam como referência o Sistema Preventivo de Dom Bosco, um estilo de educação feito de ação e reflexão e um patrimônio pedagógico dos salesianos.
O Sistema Preventivo, que a princípio pode parecer um conjunto de normas rígidas destinado a controlar os jovens, é mais uma maneira de viver do que a sistematização de normas.
Dom Bosco percebeu que era necessário educar os jovens abandonados, órfãos e marginalizados de seu tempo, mas era preciso evitar que estes jovens se colocassem em situações de risco e vulnerabilidade social. Ele olhou para a realidade e constatou o completo desamparo da juventude e, sem a necessidade de um grande esforço intelectual, percebeu a nítida e cruel realidade e o risco que corriam: era presa fácil de toda sorte de perigos (más companhias, patrões exploradores, a fome e a miséria, a indiferença social).
Assim, seguindo o velho e sábio entendimento de que é melhor prevenir do que remediar, Dom Bosco começou a atuar preventivamente. Ele costumava dizer que “Se há jovens maus é porque não há quem cuide deles”, entendia, pois, a necessidade de oferecer aos meninos a educação, o trabalho, o pão, a religião e os valores necessários para que se tornassem bons cristãos e honestos cidadãos.
Dom Bosco queria interagir positivamente na vida dos jovens para que eles não tivessem que praticar atos de conduta reprováveis e para que vivessem bem consigo mesmos, com a sociedade e com Deus.
O Sistema Preventivo de Dom Bosco foi estruturado com base em três pilares: razão, religião e amorevolezza, esta última uma palavra do italiano, cuja tradução aproximada seria amor educativo, amabilidade, carinho.
É exatamente nesta dimensão pedagógica desenvolvida por seu fundador, São João Bosco, que se concentra toda a ação educativa da Obra Social. A proposta pedagógica da Instituição visa garantir a educação integral dos atendidos, propiciando-lhes um processo educativo fundamentado na razão, que respeite a diversidade religiosa do educando e reafirme a importância de se ter uma religião, bem como o desenvolvimento de laços de amizade e respeito entre educadores e educandos, por meio do amor educativo.