Serviços e Projetos

Tipificação: Proteção Social Básica 

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 

Projeto: CEDESP – Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo

Público alvo: Adolescentes, Jovens e adultos de 15 a 59 anos em situação de vulnerabilidade social. 

Caracterização 

Ofertar proteção social a jovens e adultos a partir de 15 anos até 59 anos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de intervenção social planejada, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território, a fim de favorecer o alcance da autonomia, do protagonismo, da cidadania, para a equiparação de oportunidades; para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e para a garantia de direitos.

Objetivos 

Promover o acesso aos serviços das políticas públicas de trabalho, cultura, esporte e lazer, em especial educação e saúde; possibilitar a ampliação do universo informacional, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã. 

Desenvolver atividades que contribuam para a qualificação profissional e estimular os usuários na participação de ações e acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

Periodicidade

Este serviço funciona de segunda-feira à sexta-feira das 07h00 às 17h00; sendo que atividades socioeducativas esporádicas e com as famílias, acontecem em alguns sábados e domingos conforme calendário do ano.

Programa de Apoio: Atendimento as Famílias 

Famílias da comunidade e região, educandos do sistema assistencial, crianças, adolescentes Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade social e de risco, com fragilidade de vínculos afetivos. 

Promove qualidade de vida aos atendidos, por meio de cuidados a saúde, a alimentação e o lazer, oportunizar o acesso dos atendidos e suas famílias aos serviços básicos de atendimento, além de favorecer a inclusão na sociedade, doações de cestas básicas e kits de higiene pessoal, reuniões mensais com o grupo de apoio, promove encontros e ações entre amigos, festas em comemoração à Instituição, passeios com a comunidade oferecidos aos finais de semana, propiciando o desenvolvimento e o fortalecimento de vínculos familiares.