ACOLHIDA DE COLABORADORES E EDUCANDOS MARCA INÍCIO DAS ATIVIDADES EM 2023

15/02/2023
Autor desconhecido

Obra Social Dom Bosco e Associação Bom Pastor realizaram programação especial à acolhida de seus colaboradores, auxiliando no processo de planejamento para o ano. CEDESP e demais serviços também deram início às atividades.

Comunicação/OSDB Itaquera

Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, colaboradores da Obra Social Dom Bosco e da Associação Beneficente Bom Pastor foram recepcionados na nossa unidade do Circo Social, ao lado Metrô Itaquera, para o início das atividades em 2023. Além da recepção, o momento foi marcado por formações, palestras e a finalização do planejamento de cada projeto para o ano que se inicia.

Foram realizadas ainda atividades e encontros para falar de inteligência emocional; higiene do sono e saúde mental; cuidados com a voz; primeiros socorros; reflexões sobre o “Pacto Educativo Global”, lançado por sua Santidade, o Papa Francisco – em outubro de 2020, além de revisitarmos o contexto do Sistema Preventivo idealizado por Dom Bosco.

Grupo participou de formação para prevenção de acidentes e primeiros socorros,
além de orientações e cuidados com a voz, durante o exercício profissional.

Na acolhida, também foi apresentada a “Estreia 2023” do Reitor-Mor Padre Ángel Fernández Artime. Com o tema “Como Fermento na Família Humana Hoje – A Dimensão Laical da Família de Dom Bosco”, entre inúmeras reflexões, Padre Ángel Fernández Artime destaca que “[…] à luz do que mais caracteriza a nossa pedagogia e a nossa espiritualidade, pretendemos ajudar, sobretudo, os adolescentes e os jovens a descobrirem que cada um deles é chamado a ser como o fermento de que fala Jesus: o bom fermento que ajuda a fazer crescer e tornar saboroso o ‘pão’ da família humana. Cada um deles é chamado a ser um verdadeiro protagonista porque, à sua maneira, é ‘uma missão sobre esta terra’”.

Cartaz oficial da Estreia 2023 do Reitor-Mor Padre Ángel Fernández Artime, dirigida, todos os anos, à Família Salesiana.

Confira mais imagens da acolhida:

Um novo ano profissionalizante

No Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), nos dias 6 e 7 de fevereiro – segunda e terça, foi a vez de educandos e educandas darem início ao ano. A recepção foi realizada no auditório externo da sede da Obra Social Dom Bosco e contou com a presença de educadores, gerência e dos padres Rosalvino Morán Viñayo – diretor presidente e fundador, padre Aramis Francisco Biaggi – diretor tesoureiro, do irmão Antonio Carlos – vice-presidente; do padre Vinícius – representante da pastoral, e de Cristiane Vitale – diretora executiva da instituição.

Após calorosa recepção ao som da banda de animação da Obra, todos foram orientados sobre as diretrizes da instituição, sobre a importância da manutenção de conquistas sociais, como o benefício do Vale Transporte para os educandos e educandas do nosso serviço, e a agenda de atividades da instituição durante 2023, período que marca o aniversário de 30 anos de idealização e implementação dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), os 40 anos de fundação da Associação Beneficente Bom Pastor; e os 50 anos de ordenação sacerdotal do nosso fundador, o padre Rosalvino.

Em 2023, além das festividades e ações presentes rotineiramente no calendário de atividades da instituição, a Obra Social Dom Bosco vai realizar a 5ª Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste de São Paulo – FEITEC e o 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, eventos retomados agora, após o auge da pandemia provocada pela covid-19 nos últimos 3 (três) anos.

Confira as imagens:

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
28/04/2022
APÓS VISITA À OBRA SOCIAL, CONSELHEIRO SALESIANO DEIXA MENSAGEM DE ESPERANÇA
Pela primeira vez na zona leste e na Obra Social Dom Bosco, padre Gabriel Romero, Conselheiro Salesiano da América Cone Sul, fala sobre as impressões e sobre a presença salesiana em São Paulo e em Itaquera, durante a sua visita.
22/09/2021
OBRA SOCIAL DOM BOSCO DE ITAQUERA INGRESSA NA DON BOSCO GREEN ALLIANCE
20/04/2021
IDOSOS DO NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA SÃO VACINADOS
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.