Um ano de pandemia: O que fizemos?

24/05/2021
Autor desconhecido

Em 2020, o mundo se viu ameaçado por um inimigo invisível: um vírus foi capaz de paralisar todas as nações e colocá-las numa situação nunca vivida historicamente numa dimensão global. Mais de quarenta milhões de pessoas foram contaminadas e três milhões morreram.

O Brasil, em pouco tempo, se tornou um dos países mais afetados pela pandemia, o sistema de saúde entrou em colapso e o número de casos e mortes não para de crescer.

Em meio a isso nos deparamos com uma crise política e econômica que vem gerando sérias consequências para a população, a pobreza e a miséria avançaram de forma bastante elevada.

Por outro lado, houve grandes movimentos de solidariedade, visando garantir o mínimo necessário para a sobrevivência das pessoas.

A Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor, assim como todas as associações e escolas, tiveram que se reinventar no atendimento a educandos e famílias. Os educadores aprenderam novas formas de comunicação para que o processo socioeducativo não fosse completamente interrompido.

Experimentamos novas formas de regime de trabalho, como o Home Office; vivenciamos a perda de familiares e colegas de trabalho em função de complicações do COVID.

Realizamos atividades na plataforma Google Sala de Aula para os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e famílias do Centro de Educação Infantil (CEI); nos demais serviços, utilizamos o WhatsApp e o Youtube. Ao longo de toda a pandemia, houve diversos cursos para os educadores, visando possibilitar a melhor utilização destes aplicativos e também uma comunicação efetiva; além de fortalecermos os conhecimentos sobre salesianidade, educação e assistência social.

Infelizmente, parte dos nossos educandos e familiares não têm acesso à tecnologia, devido à falta de recursos para o custeio da internet. Dessa forma, elaboramos atividades escritas e entregamos materiais pedagógicos com recursos da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), visando à inclusão de todos. A Secretaria Municipal de Educação (SME) também disponibilizou materiais impressos para as famílias.

Ao longo destes meses, distribuímos milhares de cestas básicas de alimentos e kits de higiene para as famílias dos educandos matriculados, compradas com recursos da parceria com a SMADS e para 1.200 famílias em situação de maior vulnerabilidade foi concedido um Vale Alimentação, no valor de R$ 300,00 por três meses, por meio da parceria com o Itaú Social. As famílias do CEI foram contempladas com “Vales-Alimentação” fornecidos pela SME.

As famílias da comunidade que não frequentam nossos serviços, após avaliação do serviço social, também foram contempladas com alimentos e produtos de higiene advindos de outras parcerias, como: ACR Sinalização, Bolsa de Valores, BRF, Cartório de Itaquera, Centro Comercial Aricanduva, Circo dos Sonhos, Colégio de Itaquera, Construjá, Eurofarma, Fundo de Solidariedade, Instituto Coca Cola, funcionários do Santander, Mesa Brasil do SESC, OAB, Polícia Ambiental, Projeto Zelar, Renaf, Rio Mills, SENAC, Shopping Itaquera e diversas pessoas.

No total, ao longo do ano, foram confeccionadas e distribuídas: quase 20 mil máscaras, confeccionadas por voluntários e/ou doadas por diversos parceiros; 32.000 cestas de alimento, cerca de 500 toneladas; 28.000 kits de higiene, 124 cadeiras de rodas, 120 lanches, 4.154 sorvetes, 1.000 doces e chocolates, 1815 kg de carne branca e embutidos, 50 kg de peixes, 935 protetores faciais, 2.500 frascos de álcool gel, 4 totens de álcool gel, 1.700 Ingressos/brinquedos, 2.000 sacolinhas de Natal com roupas e doces, além de diversas roupas, sapatos, álcool gel e outros.

Demos continuidade em duas campanhas para complementar as despesas do SAICA: Padrinho Social e Doação de fralda e leite, contando com o apoio de diversas pessoas, inclusive ex-alunos. Em um ano, arrecadamos 12.000 fraldas, 500 litros de leite e 4.200 lenços umedecidos.

Com o valor arrecadado no Projeto Padrinho Social foi possível complementar a receita necessária para a manutenção das Casas de Acolhimento e realizar reformas necessárias nos imóveis para melhor atender as crianças e adolescentes. Assim, destacamos os padrinhos: Autoplas Ind. e Com. de autopeças, Dalcides Neto, Drogaria e Perfumaria Marie, Frigorífico Touro, Leograf, Milton Barea, Móveis Uruassu, Nair Brito, New Trem Bala Empreendimentos, Odair de Moraes Junior, Osvaldo de Lima Bonfim, Pleno, RCA Serviços, Regina Regina Guedes Barreto, Sade Car, Valter Alves dos Santos.

No mês de junho de 2020, visando descontrair e alegrar as equipes de trabalho: realizamos “momentos juninos” em todas as unidades, respeitando o distanciamento. Buscando captar recursos para a manutenção de nossas atividades, fizemos um Drive Thru e uma Live Junina, com o apoio de voluntários.

No mês de agosto de 2020, comemoramos os 205 anos de Dom Bosco com duas missas e, captamos recursos por meio da venda de kits com pães e doces.

Em setembro de 2020, realizamos um dia de Feijoada e Pagode, por meio de uma live e drive thru promovidos pela Escola de Samba que, mesmo com as incertezas, lançou o novo enredo.

Finalizamos o ano de 2020, firmando parcerias com a Missioni Don Bosco e Fondazione Opera Don Bosco, procuradorias salesianas da Itália que, por intermédio do Padre Giacomo Begni, propiciaram a melhoria de nossas ações sociais, com a aquisição de diversos equipamentos para o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e CEDESP. 

Felizmente, fomos contemplados com uma emenda parlamentar de autoria da Deputada Federal Joice Hasselmann que gerou um Termo de Fomento celebrado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e que tem por objetivo complementar o custeio do SAICA.

Começamos 2021 com as esperanças renovadas devido ao início da vacinação da população brasileira em janeiro e dos trabalhadores da assistência social e educação em abril.

Novas parcerias foram fortalecidas, três delas se referem à capacitação de  colaboradores com a concessão de bolsas de estudos na Universidade Brasil, Unifai e Uninove; cinco educandos também foram contemplados com bolsas de estudos em outras duas universidades (Unifai e Universidade Cruzeiro do Sul) por meio do financiamento da Fundação Alemã Stiftung Kinder Schirm, que também apoia o SAICA e, neste ano, possibilitou a compra de computadores e impressoras para as seis Casas de Acolhimento.

E, mais uma vez, recebemos a doação de um carro do Centro Comercial Leste Aricanduva que será sorteado em julho, por meio do Projeto Ação entre Amigos que visa arrecadar fundos para a manutenção de nossas ações sociais.

Assim, agradecemos todos os parceiros que nos ajudaram a superar os desafios deste ano tão difícil.

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Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.