CONGRESSO: 2º DIA É MARCADO PELA PRESENÇA DE AUTORIDADES E REFLEXÕES EM TORNO DA PAZ

20/09/2023
Autor desconhecido

Celebrando os 30 anos dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo - CEDESP, segundo dia amplia as reflexões em torno dos 17 ODSs e na importância do Terceiro Setor no processo de desenvolvimento sustentável da sociedade.

A terça-feira, dia 19 de setembro, segundo dia do 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, teve início com a palestra “30 Anos de Preparação Para o Mundo do Trabalho na Assistência Social da Cidade de São Paulo”. A condução ficou a cargo da jornalista Ana Dalla Pria, enquanto o tópico foi discutido por Andreia Alves, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, e Rosana Ferraioulo, Assistente Social e Especialista em ESG, Gestão de Pessoas e Educação Corporativa.

“O CEDESP, ao celebrar três décadas de existência, representa um marco histórico, repleto de lutas e conquistas. Alcançar os 30 anos simboliza a transição para uma fase de maturidade, na qual, essa política pública não deve ser relegada à margem, mas sim ser posicionada no centro da política de assistência”, enfatizou Andreia Alves.

Caminhos para a Paz

Na primeira palestra magna do dia, Gabriel Chalita, Doutor em Comunicação e Semiótica, e Mestre em Sociologia Política e Filosofia do Direito, explorou os caminhos em direção à justiça social e à criação de uma cultura e estado de paz. Em sua apresentação, abordou questões de diversidade, inclusão, políticas públicas e religião. Ao citar Freud, Chalita destacou que “nós, seres humanos, possuímos o poder de causar dor em outros seres humanos”. Ele ressaltou que, ao testemunhar pessoas sem abrigo nas ruas ou se deslocando para outros países em busca de sobrevivência, frequentemente nos distanciamos do problema e não o encaramos como algo que nos diz respeito.

“Estamos adotando uma visão equivocada. Estamos transformando a sociedade em um ambiente competitivo, onde há vencedores e perdedores. Eu acredito que, como Dom Bosco afirmava, se as pessoas se sentissem amadas e soubessem que são amadas, seriam completamente diferentes”, sublinhou durante sua palestra.

Gabriel Chalita também relembrou seu período como secretário municipal e estadual de educação. Ele reconheceu que seu maior desafio foi quando teve contato com a Fundação Casa, antiga FEBEM. “Eu tinha a consciência e a convicção de que a afirmação de Dom Bosco estava correta. Se eles se sentissem amados, eles se tornariam pessoas diferentes”, concluiu.

Paz, Sustentabilidade e Justiça Social

Mediada pelo Jornalista, Pesquisador e Especialista em Tendências da Comunicação Digital, Eduardo Agualuz, a Mesa “Sobre o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes” iniciou o debate com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, falando sobre a necessidade de discutir e planejar estrategicamente os objetivos para a melhoria da sociedade. 

Ele sublinhou a importância de apoiar iniciativas de proteção social, bem como de fornecer qualificação para o emprego e o empreendedorismo. O ministro ressaltou que, por meio de um planejamento eficaz, é possível estabelecer e alcançar metas para um mundo mais pacífico, próspero e socialmente equitativo.

Espaço para Ideias

No site do Governo Federal, na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Assessoria de Comunicação do MDS destacou a visita e a participação do Ministro Wellington Dias, reforçando a disposição para o apoio a iniciativas e projetos sociais. “Primeiro, estou aqui para conhecer e aprender. Segundo, para dar as mãos. Estou disponível para parceria com as várias entidades para apoiar o trabalho na proteção social e na qualificação voltada para o emprego e o empreendedorismo”, frisou o ministro. “Vamos trabalhar juntos por um Brasil sem fome”, completou.

Confira aqui o link com a matéria completa:

https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/em-itaquera-sp-wellington-dias-participa-de-congresso-de-educacao-social-e-gestao-do-terceiro-setor

Em continuidade à discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Edson Silva, Coordenador da Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo, compartilhou informações sobre os projetos governamentais voltados para a consecução dessas metas até 2030. Entre eles, destacou-se o programa de capacitação em nível estadual e o suporte especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente o ODS 16, não é responsabilidade de uma única pasta. É um trabalho que envolve todas as demais pastas de um governo.”

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo, Carlos Bezerra, também contribuiu para a Mesa, ressaltando os projetos implementados pela Prefeitura de São Paulo. Ele enfatizou o Programa Reencontro, especialmente projetado para atender às necessidades das pessoas em situação de rua, que oferece moradias populares para famílias com crianças, juntamente a programas de qualificação profissional à promoção da autonomia. O secretário expressou sua esperança de que, até o término de sua gestão, sejam disponibilizadas quatro mil vagas nesse contexto. “São Paulo tem a tradição de receber pessoas do mundo todo. É uma das únicas cidades do mundo que tem cinco equipamentos específicos para acolhimento de pessoas de outras nacionalidades”.

Mário Sérgio de Moraes, Doutor em História e Conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, destacou a dignidade e o quão querido é o nosso Diretor-Presidente e Fundador da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, o Padre Rosalvino Morán Viñayo, ao associá-lo, carinhosamente, à figura do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, o 5º arcebispo e 3º cardeal da arquidiocese de São Paulo, e expoente na luta pelos direitos humanos. O professor enalteceu ainda às bases e pilares que sustentam a paz e o Estado Democrático de Direito, e nos lembrou dos desafios na construção de uma sociedade brasileira mais justa, uma vez que, historicamente, nossa trajetória quanto povo é marcada pela pesada herança do escravagismo. “Não existe sociedade com uma herança tão pesada quanto a nossa. É história. Ela não passou. Ela está passando e não podemos aceitar a desigualdade do racismo da forma como ela está embutida”, concluiu.

A Coordenadora Educacional do Instituto Vladimir Herzog, Neide Nogueira, sublinhou a importância da educação em direitos humanos como meio de desmistificar a percepção teórica ou abstrata desse tema. Ela argumentou que cabe aos educadores preparar as novas gerações para compreenderem e valorizarem esses direitos e princípios democráticos por meio da vivência e da prática. “Quando falamos de transformação, precisamos trabalhar para engajar o movimento pela educação, pela legitimação dos valores democráticos. Isso não fazemos com aula teórica expositiva. As crianças e os adolescentes só aprendem valores vivendo.”

Encerrando as apresentações da manhã, a Doutora em Meio Ambiente e Diretora Executiva do FICAS, Andreia Saul, discutiu o papel vital das organizações da sociedade civil, que, segundo o IPEA, contribuem com 4,27% do PIB. Ela ressaltou a importância dessas organizações no desenvolvimento da sociedade, especialmente onde a presença do governo ou das empresas é limitada, e concluiu enfatizando a necessidade de investimento conjunto do poder público e das empresas nas organizações da sociedade civil, pois as políticas públicas só podem ser efetivamente construídas em parceria com uma sociedade civil fortalecida e organizada. “Nós, o poder público e as empresas, precisamos investir nas organizações da sociedade civil. Política pública não se constrói sozinho; se constrói com a sociedade civil organizada e fortalecida.”

Salas Temáticas

No período da tarde, aconteceram mais 23 palestras, no segundo dia de salas temáticas, abrangendo temas como a Inclusão Social e Gestão do Terceiro Setor, Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Redução das Desigualdades, Saúde e Meio Ambiente, Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Vida Terrestre.

Uma das explanações tratou da “Gestão do Terceiro Setor na perspectiva do município de São Paulo”, ministrada pela Secretária de Gestão da Cidade de São Paulo, Marcela Arruda, com a apresentação de experiências relevantes de parcerias entre a administração pública e as entidades do terceiro setor, com destaque para aspectos estratégicos. 

Por Ana Laet, com apoio da Comunicação OSDB/Itaquera

VOCÊ PODE VER E REVER A TRANSMISSÃO DE TODAS AS PALESTRAS MAGNAS E MESAS REDONDAS, E ALGUMAS DAS PALESTRAS DAS SALAS TEMÁTICAS, NO SITE: https://www.feiteczl.com

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Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Preparar e favorecer a todos que frequentam esses espaços, a formação e a responsabilidade diante do mundo tecnológico.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos incluídos digitalmente e/ou com seu repertório tecnológico ampliado.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inclusão digital e prestação de serviços à comunidade, por meio de dois Telecentros;
- Desenvolvimento de curso de sistemas administrativos ERP, de forma remota, por meio da parceria com o Instituto de Oportunidade Social (IOS);
- Capacitação em softwares diversos, incluindo a Inteligëncia Artificial, por meio de parcerias como: Microsoft e United Way Brasil.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Programa de Capacitação Continuada prevê a realização de atividades regulares e contínuas; organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. A Capacitação Continuada contempla os colaboradores na perspectiva de desenvolvimento, educação formal, capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, qualificação, desempenho entre outros.

Objetivo Geral:

Contribuir com a capacitação, desenvolvimento profissional e continuado dos colaboradores e comunidade educativa e/ou local.

Resultados:

- Equipe gestora e técnica com pós-graduação e/ou especialização no segmento de atuação, terceiro setor ou áreas afins;
- Colaboradores da área docente e administrativa com formação em nível superior completa ou em curso;
- Colaboradores de nível operacional com formação ensino médio completo;
- Colaboradores motivados, capacitados e preparados para o desenvolvimento das atividades;
- Melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido e da qualidade de vida dos trabalhadores;
- Jovens formados no ensino superior;
- Melhoria da qualidade de vida dos jovens contemplados e da comunidade regional;
- Oportunidade de formação e partilha de conhecimento com a comunidade local e profissionais da educação / assistência social.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Encontros Formativos sobre temas variados e direcionados à assistência e educação social;
- Incentivo à capacitação permanente de forma presencial ou on line;
- Realização bianual do Congresso de Educação e Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC na Zona Leste), em alternância.
- Manutenção das parcerias com: a Stiftung Kinder Schirm e Deutsche Provinz der Salesianer Don Bosco, da Alemanha, para o custeio do ensino superior de jovens que foram atendidos em nossos serviços de proteção especial, especialmente do SAICA; instituições e universidades diversas para a concessão de descontos, bolsas de estudos parciais ou integrais aos colaboradores, familiares e jovens atendidos.

Público-alvo:

Jovens atendidos e colaboradores (CLT, estagiários e voluntários) que integram a organização; bem como, comunidade, educadores e profissionais participantes do Congresso de Educação Social.

Descrição da Atividade Realizada:

Desenvolvimento de atividades socioeducativas que oportunizem o conhecimento do corpo, dos cuidados com a saúde e os caminhos necessários para acesso à rede.

Objetivo Geral:

Promover qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde e oportunizar o acesso de educandos e suas famílias aos serviços básicos da saúde, em articulação com a rede.

Resultados:

- Adolescentes orientados e atendidos em suas necessidades;
- Crianças, adolescentes, jovens, adultos encaminhados para diversos serviços de saúde.

Atividades de Destaque:

- Reuniões para orientação e capacitação da equipe de colaboradores;
- Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Capacitação e atendimento em primeiros socorros;
- Atenção à Saúde Mental, com palestras e encaminhamentos; - Casa do Adolescente.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Este programa, por meio de formações, reuniões e atividades direcionadas, promove o (a):
- Realização de um trabalho socioeducativo de educação ambiental;
- Investimento na interação indivíduo – meio ambiente, tornando-a mais saudável, responsável e crítica;
- Preservação do meio ambiente, favorecendo a reflexão das pessoas acerca da cidadania e da corresponsabilidade;
- Promoção de passeios que propiciem o contato com a natureza, gerando uma interação prazerosa e consciente;
- Construção de um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas, ao qual elas se sintam conectadas;
- Disponibilização de espaços de convívio e convivência sadia;
- Desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Conscientizar toda a comunidade socioeducativa (usuários, famílias, colaboradores e parceiros) sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência de preservação ambiental, despertando o pleno exercício da cidadania e oportunizando o convívio com a natureza, estando em plena sintonia com as recentes campanhas da fraternidade que tratam da defesa dos biomas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Famílias participando do processo educativo das crianças, adolescentes e jovens;
- Consciência socioambiental desenvolvida;
- Contribuição com a melhoria das condições climáticas e ambientais.

Atividades de Destaque:

- Formação socioambiental para toda comunidade educativa;
- Manutenção dos espaços disponíveis;
- Encontros formativos e de lazer;
- Reciclagem e redução da utilização de descartáveis;
- Manutenção e ampliação de cursos de energia renovável (Fotovoltaico, Hidrogênio Verde e outros), iniciados com parceria internacional (GIZ - Alemanha) e estadual (CDHU), posteriormente continuado em parceria com SMADS.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Modalidade CEDESP, é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e contribuir para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com direito ao acesso ao serviço, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda;
- Adolescentes inseridos na rede formal de ensino; - Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens e adultos;
- Adolescentes, jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho formal ou desenvolvendo atividade empreendedora após a conclusão das atividades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento dos módulos 1 (Convívio), 2 (Mundo do Trabalho) e 3 (Formação Inicial e Continuada);
- Atendimento de demanda externa, manutenções preventivas, capacitações e eventos diversos;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, em cumprimento de medidas socioeducativas, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiência, desde que em condições mínimas de participação nas atividades do curso escolhido.

Descrição da Atividade Realizada:

O Circo Social caracteriza-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, incrementado com atividades da arte circense. Desenvolve atendimento socioeducativo, no contra turno escolar, para crianças e adolescentes, em regime intermitente ou contínuo, a partir de interesses e potencialidades das diferentes faixas etárias. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para formação, planejamento e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento de oficinas e atividades socioeducativas artísticas, culturais e esportivas (Artes Circenses, Arte e Lazer, Atletismo, Capoeira, Cidadania, Dança, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Iniciação Esportiva, Música, Taekwondo e Teatro);
- Participação dos usuários em passeios, apresentações artísticas e competições esportivas;
- Realização de um espetáculo anual, envolvendo todas as oficinas;
- Encontros e eventos com usuários e famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses, sendo pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, identificadas em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CCA atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades socioeducativas, no horário de contraturno escolar, propiciando o desenvolvimento de interesses e potencialidades. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR), caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou na rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidade;
- Crianças e adolescentes com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede intersetorial;
- Desenvolvimento de oficinas (Arte e Lazer, Dança, Percussão, Convívio e Cidadania);
- Participação em passeios, eventos internos e externos;
- Realização de atividades e formações com as famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

- Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses;
- Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
Sendo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

A Associação Beneficente Bom Pastor administra três Centros de Educação Infantil em Itaquera – dois no Distrito de José Bonifácio e um no Distrito de Itaquera, no bairro de Itaquera, periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, conveniados com a Secretaria Municipal de Educação: CEI Bom Pastor 1 – “Nogueira Sudeste”, CEI Bom Pastor 2 – “José Bonifácio” e CEI Bom Pastor 3 – “Itaquera I”.
A Educação Infantil tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, estéticas, éticas para favorecer e qualificar sua inserção social. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação definiu a Educação Infantil (creches e pré-escolas) como a primeira etapa da Educação Básica. Esta definição representou um avanço importante no sentido de explicitar o dever do Estado com a educação das crianças e garantir o direito da população de até quatro anos de idade às políticas educacionais de qualidade.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e afetam a construção de suas identidades.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, promovendo a socialização da criança por meio da construção de sua identidade e autonomia com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Período de realização:

De fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Resultados:

- Promoção do desenvolvimento infantil em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e moral, contribuindo para a construção do conhecimento sobre si e o mundo;
- Desenvolvimento de atividades de educação, proteção, alimentação, saúde e lazer;
- Inserção da criança no Programa por meio de Banco de Dados da SME, solicitação do Poder Judiciário ou da Família;
- Estabelecer relação de amizade e afetividade entre crianças – família – educadores;
- Articulação do Projeto Político Pedagógico;
- Realização de Passeios, Mostras Culturais e Projetos diversos.
- Participação das famílias no trabalho educativo, por meio de reuniões, participação em eventos e festas;
- Capacitação continuada dos educadores;
- Articulação com diversos parceiros para manutenção e desenvolvimento do trabalho.

Atividades de Destaque:

● Atividades pedagógicas e formações;
● Reuniões diversas para planejamento e avaliação;
● Mensuração dos Indicadores de Qualidade com as famílias;
● Acompanhamento e apoio às famílias;
● Participação na Jornada Pedagógica SME;
● Participação em Seminários, Congressos e Eventos afins;
● Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças de 0 a 3 anos e onze meses de idade, de ambos os sexos.

Descrição da Atividade Realizada:

O Núcleo de Convivência para Idosos caracteriza-se como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, para pessoas acima de 60 anos.

Objetivo Geral:

Contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos, sociais e familiares, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.

Resultados:

- Idosos inseridos e participando de atividades que promovam a autonomia, cidadania, construção de novos projetos de vida, com intercâmbio de experiências e conhecimentos;
- Idosos participando efetivamente de atividades de promoção da saúde, lazer, cultura e educação que favoreçam o envelhecimento saudável;
- Idosos com vínculos sociais, familiares e comunitários mais fortalecidos;
- Idosos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, escuta qualificada e visitas domiciliares;
- Desenvolvimento de oficinas socioeducativas, esportivas, artísticas e de inclusão digital;
- Participação nos fóruns do idoso, eventos e passeios;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Idosos, com idade superior a sessenta anos, em situação de vulnerabilidade social.

Descrição da Atividade Realizada:

Atendimento, de forma articulada com as políticas públicas, de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, tendo em vista a construção do projeto de vida, em consonância com os preceitos estabelecidos nas leis normativas, a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, bem como o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Objetivo Geral:

Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de serviços à Comunidade.

Resultados:

- Adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Adolescentes com condições para iniciarem a construção de projeto de vida que vise à ruptura com a prática do ato infracional;
- Adolescentes e jovens estabelecendo metas sobre o trabalho a ser desenvolvido para o cumprimento da medida socioeducativa de acordo com o termo judicial;
- Adolescentes e jovens com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Adolescentes e jovens com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Adolescentes e jovens exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Adolescentes e jovens com iniciação e/ou habilitação profissional.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede socioassistencial e intersetorial;
- Realização de formações e oficinas;
- Formação continuada da equipe técnica;
- Reuniões mensais com as famílias;
- Encaminhamentos para escolarização e profissionalização;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade.
Excepcionalmente, jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pelas Varas Especiais da Infância e Juventude e/ ou Departamento de Execuções da Infância e Juventude – DEIJ.

Descrição da Atividade Realizada:

Oferta de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O ambiente acolhedor está inserido na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Objetivo Geral:

Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Resultados:

- Crianças e adolescentes acolhidos em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades;
- Crianças e adolescentes com acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário;
- Crianças e adolescentes tendo seus danos por vivências de violência e abusos reparados e/ou minimizados;
- Crianças e adolescentes com suas identidades, integridades e histórias de vidas preservadas;
- Crianças e adolescentes com possibilidades de vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Crianças e adolescentes com acesso a serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, conforme necessidades, inserção e permanência na rede de ensino, bem como iniciação e habilitação profissional;
- Crianças e adolescentes recebendo ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Crianças e adolescentes com conhecimento sobre seus direitos e como acessá-los;
- Crianças e adolescentes com oportunidades de escolha, tomada de decisão e protagonismo;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Crianças e adolescentes com oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações;
- Crianças e adolescentes com acesso a espaços com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
- Crianças e adolescentes com acesso a alimentação em padrões nutricionais adequadas e adaptadas às necessidades específicas;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos e possibilitando convivência sadia para seus pares.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação; - Inserção e acompanhamento das crianças e adolescentes na rede pública de ensino e serviços socioeducativos;
- Acompanhamento e encaminhamento para atendimento médico, odontológico e psicológico;
- Acompanhamento de adolescentes e jovens para cursos e empregos, bem como, desenvolvimento da autonomia;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Elaboração e manutenção do PIA;
- Realização de audiências concentradas e discussão de casos;
- Articulação com a rede e com as famílias biológicas e/ou afetivas;
- Realização de formações de modo remoto e presencial;
- Desenvolvimento de atividades formativas e lúdicas;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física dos imóveis ocupados.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, vítimas de abandono e tráfico, trabalho abusivo e maus tratos, encaminhados pelo poder judiciário.