DOIS DIAS DE FESTEJOS, EM HOMENAGEM AOS SANTOS POPULARES NA ZONA LESTE

16/06/2022
Autor desconhecido

Obra Social Dom Bosco reúne milhares de pessoas, que acompanharam shows, apresentações, missa sertaneja e ainda participaram dos jogos e saborearam as comidas tradicionais nas barracas típicas, presentes no nosso "São João", no Circo Social.

Comunicação/OSDB Itaquera

Considerada como um dos mais tradicionais “arraiais” da zona leste, a Festa Junina da Dom Bosco (organizada pela Comunidade Educativo-Pastoral de Itaquera: Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida), que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, movimentou milhares de pessoas entre às 11h e às 19h do sábado e domingo, em meio à apresentações musicais e de dança, além dos jogos e comidas tradicionais, entre elas as delícias do milho, pastel, vinho quente e quentão, churrasco, cachorro quente, batata frita, entre outros. As crianças e as famílias puderam ainda usufruir do “Parque Junino”, um espaço inteiramente pensado para as crianças, com as brincadeiras tradicionais: pescaria, boca do palhaço, brinquedo inflável, pipoca, algodão doce e muito mais.

Público prestigia as barracas típicas na Festa Junina da Dom Bosco.

Ainda sobre as barracas, o público pode adquirir itens do “Espaço Dom de Doar Irmã Maria”, brindes confeccionados pelos cursos, organizados pelo educador e os educandos do curso de Serigrafia, e itens do Bazar solidário da instituição. Juntamente com os atrativos da festa, foram realizados ainda, no domingo, o sorteio de uma TV de 32 polegadas e de uma batedeira, cujos números foram adquiridos pelo público durante os dois dias de festa.

Já as apresentações do arraial tiveram o seu início oficial às 11h da manhã do sábado, dia 11, que contou com quadrilhas e danças dos projetos e núcleos da organização, entre elas os Centros de Educação Infantil – CEIs, gerenciados pela Associação Beneficente Bom Pastor, quadrilhas juninas do Núcleo de Convivência de Idosos, dos CEDESPs, além de uma “bateria” especial para os festejos, organizada pelo CCA Nossa Senhora Aparecida, intitulada “Percussão Asa Branca”.

O evento contou ainda com quadrilhas organizadas pelos educandos e educadores, apresentações com a equipe de Taekwondo, Capoeira e a Banda Marcial, que interpretou temas tradicionais das festas juninas; todas se deram no palco do Ginásio do Circo Social, unidade da Obra Social Dom Bosco ao lado do metrô Itaquera.

No palco da praça de alimentação montado para o evento, concentraram-se as apresentações musicais; entre elas, uma homenagem especial à “Valorização da Música Popular Brasileira”, organizada por educadores e educandos que se revezaram no palco interpretando canções da MPB; seguidos da música sertaneja raiz, ao som da voz e da viola do “Barbosa e sua Banda Sertaneja”; a finalização se deu com a apresentação do artista e folclorista Eduardo Agualuz – e banda -, ao interpretar canções autorais e clássicas do forró pé-de-serra no seu show “Nos Braços do Povo”.

O sábado de festa terminou no Ginásio, com a bateria e parte dos integrantes da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera.

Domingo de Festa e Fé

A manhã do dia 12 começou abençoada e com muita emoção na celebração da Missa Sertaneja, abrindo o segundo dia de Festejos. Celebrada pelo Padre Rosalvino Morán Viñayo e pelo Padre Aramis Francisco Biaggi, boa parte da missa foi ainda transmitida ao vivo pelo perfil oficial da Obra Social Dom Bosco no Instagram.

Após a realização da missa, as apresentações seguiram no Ginásio com a “Quadrilha Acrobática”, organizada por educadores e educando do Circo Social; uma nova apresentação da Quadrilha Junina do NCI, além das apresentações de dança “E lá vem o Boi de mamão” e “Xaxado; na pisada do sertão”, do CCA Bom Pastor; “O Rodeio”, do CCA Santo Antônio; “Fábrica de Bonecas”, do CCA São José; e a intervenção “Hoje é dia de Alegria”, do Circo Social para celebrar a cultura nordestina.

No palco da praça de alimentação, educadores e educandos se revezaram ao longo do dia, juntamente com ritmistas e intérpretes da Escola de Samba Dom Bosco, até a apresentação da cantora Gabi Phavanello, com o melhor da música sertaneja e do “feminejo”, encerrando a Festa Junina da Dom Bosco.

Presenças no nosso São João

Durante os dois dias de Festa Junina, recebemos a visita do covereador da bancada Quilombo Periférico da Cidade De São Paulo, Júlio Cézar de Andrade; da Subprefeita de Itaquera, Silvia Regina de Almeida; do ex-deputado federal, Jorge Tadeu, e da vereadora Sandra Tadeu (no sábado, dia 11); do filho do ex-governador Mário Covas, Mário Covas Neto, e do deputado federal Paulo Teixeira (no domingo, dia 12), que falou sobre a importância da Obra Social Dom Bosco e do trabalho realizado pela instituição:

A Obra Social Dom Bosco é, sem dúvida, uma das maiores obras da cidade de São Paulo e do Brasil […] Nós temos que ajudar a Obra a crescer ainda mais. […] Nossa profunda admiração ao Padre Rosalvino.” Paulo Teixeira, deputado federal

Ouça abaixo a declaração completa:

Confira mais imagens da Festa Junina da Dom Bosco:

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
14/02/2025
VOLTAMOS ANCORADOS NA ESPERANÇA E PEREGRINOS COM OS JOVENS
13/05/2024
TORNEIO MARIANO “UM SONHO QUE VOS FAZ SONHAR – MOVIDOS POR UM BEM MAIOR”
10/08/2022
COLABORADORES DO SAICA SE REÚNEM PARA RETORNO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Encontro contou com momento de oração e reflexão e reuniu os colaboradores das cinco Casas de Acolhimento. Equipe realizou ainda trabalho de alinhamento funcional para contribuir no mapeamento de atribuições na Obra Social Dom Bosco.