CONGRESSO: 2º DIA É MARCADO PELA PRESENÇA DE AUTORIDADES E REFLEXÕES EM TORNO DA PAZ
20/09/20235ª EDIÇÃO DA FEITEC, EM 2023, RETOMA PROTAGONISMO DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
26/09/2023A implementação das “Metas Globais” estabelecidas pela ONU foi o foco principal do último dia do 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor. O evento começou com uma celebração aos 40 anos da Associação Beneficente Bom Pastor, que foi marcada por um vídeo que destacou todas as realizações da entidade.
Na sequência, foi exibida uma mensagem enviada pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, o Padre Ángel Fernández Artime, especialmente para esta edição do Congresso, na qual destacou a importância da implementação do Pacto Educativo Global, idealizado pelo Papa Francisco. “Precisamos semear, fomentar e transmitir um motivo de esperança por meio da educação. A educação é uma realidade que transforma o mundo. Educação é educação em qualquer lugar do mundo”, enfatizou o Reitor-Mor.
Palestra Magna do Dia
Na sequência, a última palestra magna do Congresso, intermediada pela mestre de cerimônia e jornalista Ana Dalla Pria, recebeu o Doutor e Mestre em Ciências, o professor Biagio Fernando Giannetti, que, ao discutir implementações concretas que contribuam para um futuro sustentável e quantitativo, destacou, por meio de exemplos, algumas orientações práticas para alinhar nossas ações cotidianas, visando um impacto positivo nas questões sociais, ambientais e econômicas globais.
O professor Biagio Fernando também destacou que o Brasil, em relação à meta estabelecida pela ONU, está avançando na redução da pobreza, na redução das emissões de carbono e na produção de energia limpa.
“Vivemos um período de crise, mas temos duas coisas importantes: o compromisso e o conhecimento. Temos tudo para enfrentar esse problemas, temos produção de energia limpa, reciclagem, energia circular, e tantas outras práticas que servem para absorver os problemas atuais”, completou.
Meios de Implementação
Na última Mesa do evento, conduzida pela Assistente Social e Especialista em ESG, Gestão de Pessoas e Educação Corporativa, Rosana Ferraioulo, o tema central foi o ODS 17, sobre Parcerias e Meios de Implementação, com a presença da Secretária de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Marta Suplicy; do Assessor-Chefe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Eduardo Trani – representando o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, que não pode comparecer; da CEO e Diretora Executiva da RenovaBR, Patrícia Audi; e da Assistente Social e Socióloga, Erika Mota Santana.
Eduardo Trani enfatizou os projetos em andamento pela Secretaria e sublinhou que a infraestrutura representa o primeiro passo em direção ao desenvolvimento sustentável. Ele destacou a abordagem de projetos integrados que buscam melhorias abrangentes, englobando mobilidade, saneamento, habitação e meio ambiente. O Deputado Federal, Eli Correa Filho, também se juntou à discussão, ressaltando os projetos inovadores para a Zona Leste e descrevendo-os como “revolucionários”.
A Secretária de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Marta Suplicy, subiu ao palco para destacar a parceria entre a Rede Salesiana Brasil, a Obra Social Dom Bosco de Itaquera e a Prefeitura de São Paulo no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. Ela enfatizou o compromisso com a prioridade de combater as desigualdades e mencionou que a pasta de Relações Internacionais do município está focada em proporcionar um atendimento direto à população, visando garantir uma cidade inclusiva e sustentável.
de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, em Itaquera, São Paulo.
Patrícia Audi, CEO e Diretora Executiva da RenovaBR, enfatizou a importância de respeitar o espaço político e a liderança de cada país no esforço para erradicar a pobreza. Ela argumentou que a melhoria da política depende da política em si e que o desenvolvimento será alcançado com líderes políticos responsáveis que compreendam a realidade das comunidades.
Reconhecimento
Para encerrar os debates do 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, a Assistente Social e Socióloga, Erika Mota Santana, abordou a evolução histórica do desenvolvimento sustentável. Durante sua palestra, ela explorou métodos eficazes para contribuir com uma sociedade mais sustentável por meio de pequenas ações no cotidiano. Erika Mota Santana citou a sabedoria de Dom Bosco: “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”.
Finalizando essa 4ª edição do Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, Erika Mota entregou um ofício ao Padre Aramis Biaggi, Diretor Geral da Presença Salesiana de Itaquera, designando a Obra Social Dom Bosco de Itaquera como Signatária do Desenvolvimento Sustentável, um documento oficial reconhecido pela ONU.
Confira abaixo os números gerais dessa edição de 2023:
Por Ana Laet, com apoio da Comunicação OSDB/Itaquera
VOCÊ PODE VER E REVER A TRANSMISSÃO DE TODAS AS PALESTRAS MAGNAS E MESAS REDONDAS, E ALGUMAS DAS PALESTRAS DAS SALAS TEMÁTICAS, NO SITE: https://www.feiteczl.com