FEITEC ZL promove inovação e educação em Itaquera na sua 6ª edição

20/09/2025
Autor desconhecido

A FEITEC ZL – Feira Educativa de Inovação e Tecnologia da Zona Leste, continua a se firmar como um evento essencial para o fomento à educação social e inovação na região de Itaquera, em São Paulo. Organizada pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera, a feira tem como objetivo principal aproximar jovens, empresas e educadores em uma vitrine de oportunidades no campo da tecnologia, ciência e empreendedorismo.

Com foco no desenvolvimento social e educacional, a FEITEC ZL é um evento que conecta estudantes do ensino fundamental e médio a profissionais, empresas e projetos inovadores. O evento conta com uma série de atividades interativas, palestras e workshops que abordam temas como inteligência artificial, programação, sustentabilidade, e as últimas tendências do mercado digital, tudo isso apresentado de 17 a 20 de setembro de 2025.

A Obra Social Dom Bosco de Itaquera, entidade com 44 anos de história no bairro, reforça a missão de promover a inclusão social por meio da educação e da capacitação. A colaboração com a FEITEC ZL visa ampliar as possibilidades de acesso dos jovens da Zona Leste às novas tecnologias e prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e digitalizado.

Segundo Padre Rosalvino Morán Viñayo e Padre Aramis Francisco Biaggi, diretores da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, a feira representa não só uma oportunidade de mostrar o potencial da juventude da região, mas também um espaço para a construção de um futuro mais inclusivo. “A FEITEC ZL é um exemplo claro de como a educação e a inovação podem andar juntas para transformar realidades. Estamos muito orgulhosos de apoiar esses jovens e vê-los prosperar”.

A feira também teve a presença e colaboração de empresas parceiras como Prefeitura da Cidade de São Paulo, Grupo Pleno, Leograf, CDHU, Universidade Brasil, Autoplast, Cooperação Alemã, GIZ que ofereceram mentorias e orientações para os participantes interessados em iniciar seus próprios negócios ou em aprender mais sobre o mercado de trabalho atual.

Para a realização deste evento, também contamos com o apoio institucional da Inspetoria Salesiana de São Paulo, United Way, Uninove, Metrô SP, CPTM, Metrópole Paulista, Impacto, IOS, SENAI e Senac, Centro Paula Souza, SESC que contribuíram com ações de organização, divulgações e realização do evento.

Com a FEITEC ZL, a Obra Social Dom Bosco de Itaquera reafirma seu compromisso com a formação integral de seus alunos e com a construção de um futuro mais promissor para os jovens da Zona Leste de São Paulo. A expectativa para as próximas edições é ampliar ainda mais a participação de empresas, escolas e estudantes, ampliando as oportunidades e o impacto social do evento.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da FEITEC ZL: www.feiteczl.com.

WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
16/02/2022
CEDESP REALIZA ENTREGA DO REGULAMENTO INTERNO AOS EDUCANDOS
Entre os dias 10 e 11 de fevereiro, reunidos no auditório do CEDESP, os educandos deste primeiro semestre de 2022 receberam o Regulamento Interno. Documento norteia o trabalho da Instituição e dos Salesianos em Itaquera.
09/12/2024
A DOM BOSCO REALIZA CURSO DE HIDROGÊNIO VERDE E ENERGIA RENOVÁVEL
19/10/2021
AÇÃO MÓVEL CADÚNICO – CEI 2
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.