GRUPOS FOLCLÓRICOS APRESENTAM CULTURA E DANÇA NA FESTA DAS NAÇÕES

16/11/2023
Autor desconhecido

Representantes e grupos de países como Bolívia, Polinésia, Colômbia e de outras regiões do Brasil, como Rio Grande de Sul, somaram esforços com as equipes dos serviços da instituição, em uma edição especial, com o tema "unidos por um mundo melhor".

Comunicação OSDB Itaquera

A Comunidade Educativo-Pastoral Salesiana de Itaquera realizou nos dias 11 e 12 de novembro, sábado e domingo, a Festa das Nações 2023, com o tema “Unidos por um Mundo Melhor”. A Obra Social Dom Bosco, a Associação Beneficente Bom Pastor, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrou ainda a diversidade cultural, gastronômica e musical de inúmeros países dos cinco continentes. Iniciada ao meio-dia, a festa contou com uma programação ampla, apresentada em dois espaços do Circo Social: parte no Ginásio de Esportes – PALCO GINÁSIO (dança, teatro, ginástica, entre outros) e parte na Praça de Alimentação – PALCO PRAÇA MUSICAL,  no qual se concentraram as atrações musicais.

As barracas de alimentação ganharam grande destaque, com iguarias e quitutes especiais, presentes na culinária de diversos países, como churros (Espanha); hambúrgueres diversos (Estados Unidos); Esfiha (Cultura Árabe) e até uma novidade aqui no Brasil, vinda especialmente da África do Sul: o “Bunny Chow”, que se assemelha a nossa famosa “Carne Louca” no pão francês.

Atrações

Tanto no palco do Ginásio, como no palco musical na Praça de Alimentação, as atrações garantiram a diversão do público e aguçaram a curiosidade, com performances e apresentações elaboradas por educandos e educandos, com seus educadores dos serviços da Obra e da Associação Beneficente Bom Pastor, e de convidados externos e da própria comunidade, que se revezaram durante todo o final de semana.

Grupos como o “Kantuta Bolívia”, que encantou o público com suas danças e fantasias; o “Barbosa Lessa”, com a típica dança folclórica gaúcha; e o “Estúdio Estilos”, que apresentou a tradicional dança colombiana; e uma performance com o Carimbó do Estado do Pará.

Os serviços da obra apresentaram desde perfomances que lembraram a tradicional “Festa das Cores” da Índia, a “Dança Cigana”, com os participantes do NCI; ao nosso Carnaval, em uma apresentação inédita que juntos todos os CCAs, além da já tradicional apresentação da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera.

Confira as imagens:

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
19/10/2021
Campanha: CEI Amigo do Peito
30/08/2021
SAICAS em saídas
15/02/2023
ACOLHIDA DE COLABORADORES E EDUCANDOS MARCA INÍCIO DAS ATIVIDADES EM 2023
Obra Social Dom Bosco e Associação Bom Pastor realizaram programação especial à acolhida de seus colaboradores, auxiliando no processo de planejamento para o ano. CEDESP e demais serviços também deram início às atividades.
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.