COLABORADORES DO SAICA SE REÚNEM PARA RETORNO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO
10/08/2022REPRESENTANTES DE RÁDIOS SALESIANAS NAS AMÉRICAS VISITAM A DOM BOSCO
16/09/2022Comunicação/OSDB Itaquera
Passava das 15 horas, na gelada tarde de sexta-feira do dia 19 de agosto de 2022, quando a passos calmos, e olhar atento, o homenageado entrou no ginásio do Circo Social. Ao lado, os amigos e irmãos de jornada, Padre Rosalvino e Irmão Antonio Carlos, caminharam com o Irmão Genésio até a entrada do salão, enfeitado com luzes, balões e faixas em alusão ao Centenário do aniversariante. A emoção e o calor humano venceram as baixas temperaturas na capital paulista e sob os aplausos de uma plateia que se colocou de pé para recebê-lo, o Irmão Genésio foi às lágrimas. Emocionado, agradecia e acenava a todos ao cruzar o centro da quadra em direção ao palco, para dar início à tão esperada celebração.
Compromisso e humildade
Nascido no dia 19 de agosto de 1922 na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, Genésio Dalmonico, filho de Jacintho e Emília Dalmonico, demonstrava, desde criança, uma tranquilidade e amabilidade para com os outros. De família humilde, composta por mais cinco irmãos, o menino, e depois o homem Genésio sempre é lembrado pela disciplina, o silêncio e a paciência dedicadas às pessoas e ao seu ofício.
de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora na Celebração.
O amigo, diretor-presidente e fundador da Obra, Padre Rosalvino Morán Viñayo, fala com carinho do Irmão e da importância de celebrarmos os seus 100 anos de vida:
“Foi de fundamental importância a comemoração histórica celebrada por nós, aqui em Itaquera, no centenário do Irmão Genésio. Figura ímpar, não só pela idade, mas pelo carisma, bondade, acolhimento e pela maneira como me tratou desde que veio para a zona leste. Genésio é uma conquista para Itaquera. Ele chegou comigo em 80, 81 e jamais me abandonou. Jamais deixou de fazer a sua parte, seja na presença, nos cuidados e nos elementos do seu trabalho, que compunham a área da saúde e da alimentação. Comemorar os seus Cem Anos com a fibra, com a maneira como ele está, é uma benção. Eu fui convocado umas três vezes ao hospital Santa Marcelina, durante a internação dele, para lhe dar a benção final. Mas graças a Deus, com a benção da Mãe Auxiliadora, segundo ele mesmo, vimos uma melhora radical. Ele começou a respirar, a abrir os olhos, e saiu daquela fase que, segundo a medicina, estava decretado o fim. Então, ele é um santo homem. É um ícone e um modelo para todos os irmãos salesianos copiarem as virtudes, a seriedade e a paixão por Dom Bosco. Tudo isso está no carisma dele. É bom ressaltar que ele pediu um baile! O ‘Baile do Genésio!’. E ele dançou. Abriu o baile e todo mundo dançou junto. Foi uma festa tipicamente salesiana, de uma família reunida para comemorar um grande santo que é o irmão Genésio. Parabéns! Genésio é nota 10!”.
Festa em Itaquera
Irmão Genésio fez questão de falar. Agradeceu a Deus e a todos e externou em cada palavra a alegria de viver aquele momento. Após a realização da celebração, deu-se início ao Baile, ao som do DJ que emplacou, em sequência, vários ritmos musicais de todo um século, indo dos gêneros musicais apreciados pelo irmão, como o Vanerão e o Forró, ao balanço do Rock and roll, da Discoteca e dos ritmos musicais do século XXI. A festa contou ainda com a apresentação de integrantes da Ala de Compositores da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera, colocando o público para dançar ao som do melhor do samba.
Padre Aramis, diretor-tesoureiro da Obra, ressaltou a alegria do Irmão Genésio e de todos, antes e durante a festa:
“Conversando com as pessoas tanto no dia, como depois, era evidente o quanto gostaram da festa, dos preparativos ao dia da festa; o grupo de alunos [do curso de Organizador de Eventos, orientados pela educadora Alice] que auxiliou na organização, na logística, estava feliz por vivenciar um evento na prática; e depois os colaboradores, todos que participaram do baile, o quão felizes estavam. O Irmão Genésio, mesmo com o frio, ficou muito contente em ver tanta gente. Agradecia, a toda hora, a generosidade de todos. Ficamos todos muito felizes”.
Não faltaram danças, passinhos e figurinos caprichados para comemorar, com muita alegria, os 100 anos de vida do Irmão Genésio, em uma festa tipicamente salesiana, como lembrou o Padre Rosalvino. Festa para fazer barulho e celebrar o centenário de um Irmão que é sinônimo de paz e de carinho, e que tem em sua vida a marca do carisma, do exemplo e do cuidado com o próximo de Dom Bosco. Viva o Irmão Genésio!
Confira mais imagens do Baile: