OBRA SOCIAL DOM BOSCO REALIZA CERIMÔNIA DE FORMATURA DO CEDESP

26/07/2022
Autor desconhecido

Com a presença do Governador do Estado, Rodrigo Garcia, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Obra Social Dom Bosco de Itaquera realizou a sua 73ª cerimônia de Formatura para educandos e educandas que concluíram os cursos neste primeiro semestre.

Comunicação/OSDB Itaquera

“Senhoras e senhores, estimados salesianos, salesianas e parceiros; prezados pais e educadores; queridos formandos e formandas, boa noite! É com muita alegria que estamos reunidos, como Comunidade Educativa da Obra Social Dom Bosco, (…) para a entrega de certificados da 73ª turma de formandos”. Foi assim que, por volta das 19 horas, no auditório externo, o educador e mestre de cerimônia, Juan, deu início à celebração de formatura dos educandos e educandas do primeiro semestre de 2022, que concluíram cursos pelo CEDESP da Obra Social Dom Bosco de Itaquera. Organizada entre os dias 19 e 22 de julho, esta é a 73ª cerimônia de certificação realizada pela instituição, em 41 anos de existência.

Na quinta-feira, dia 21, – terceira noite do cerimonial – estiveram presentes o Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que prestigiaram a entrega dos diplomas aos formandos.

Autoridades se reúnem junto à direção da Obra para acompanhar a diplomação dos educandos e educandas.

O governador do estado, Rodrigo Garcia, destacou o fato de estarem sendo “formados mais de 1.400 educandos e educandas nos cursos profissionalizantes” do CEDESP da nossa obra, proporcionando, assim, formação e capacitação para jovens e adultos da nossa região.

Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre a qualificação adquirida pelos nossos educandos e educandas e relembrou que, a partir do início deste segundo semestre, todos os usuários do CEDESP na cidade de São Paulo terão direito ao transporte público, em concessão que foi anunciada um mês antes, em evento realizado aqui mesmo na Obra Social Dom Bosco.

Estiveram presentes ainda a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Laura Machado, a Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, autarquia do Estado que passa a reconhecer parte dos cursos ministrados pelo CEDESP da nossa obra como Cursos Técnicos, após processo de avaliação da instituição; a Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Ciça Santos, a subprefeita de Itaquera, Silvia Regina de Almeida, a Supervisora da Assistência Social de Itaquera, Cristiane Pimenta, a vereadora Sandra Tadeu e o ex-deputado federal, Jorge Tadeu.

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Ciça Santos, enalteceu a importância de uma obra e de um centro de profissionalização como este estarem presentes na zona leste e em especial em Itaquera. A Supervisora da Assistência Social do bairro, Cristiane Pimenta, fez questão de relembrar que ela mesma foi educanda na instituição no final dos anos 90, e que o curso, em suas próprias palavras, a auxiliou diretamente à ocupar a posição atual que exerce.

Alegria e emoção

Divididos em quatro grupos, os educandos e educandas participaram das cerimônias de formatura nos dias 19(ter), 20(qua), 21(qui) e 22(sex) de julho, em um evento que contou com a participação da equipe de animação da obra, composta por educadores, e a presença de pelo menos um familiar de cada educando na plateia, respeitando os protocolos sanitários e de saúde.

Presente nos quatro dias de diplomação, o fundador e diretor presidente da Obra Social Dom Bosco, Padre Rosalvino Morán Viñayo, fez questão de enaltecer a cada noite a alegria e a gratidão pelo compromisso de todos os formandos e formandas, na certeza de que iniciarão “um novo ciclo de prosperidade e crescimento após a conclusão de seus cursos”. Presentes também estiveram o diretor tesoureiro da Obra Social Dom Bosco e diretor geral da Comunidade Salesiana de Itaquera, Padre Aramis Francisco Biaggi, a diretora executiva da Obra, Cristiane Vitale de Melo, o vice-diretor, Irmão Antonio Carlos, além dos gerentes, educadores e demais colaboradores.

Após a execução do hino nacional, os grupos de educandos foram organizados em fila, de acordo com os cursos e em ordem previamente definida, e chamados nominalmente para a entrega do certificado, efetuada pelos próprios educadores. Ao término da chamada, todos retornavam ao placo para o registro de imagens e à comemoração da conclusão do ciclo, acompanhados pelos olhares dos familiares presentes nas arquibancadas do auditório externo.

Confira mais imagens da celebração:

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
22/05/2025
FESTA DA FAMÍLIA DA DOM BOSCO REÚNE COMUNIDADE EM CELEBRAÇÃO DA DIVERSIDADE E UNIÃO
19/04/2022
MÊS DE ABRIL FOI MARCADO POR CELEBRAÇÕES, AÇÕES E SOLIDARIEDADE NA INSTITUIÇÃO
Inspirada na mensagem tema da Campanha da Fraternidade 2022, Obra Social Dom Bosco Itaquera realizou ações (Páscoa Solidária), além de proporcionar reflexões e encontros durante todo o mês de celebrações da Paixão de Cristo.
14/02/2025
VOLTAMOS ANCORADOS NA ESPERANÇA E PEREGRINOS COM OS JOVENS
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.