QUARENTAMOS NA QUARENTENA!

09/06/2021
Autor desconhecido

40 ANOS DA PRESENÇA SALESIANA EM ITAQUERA

Celebramos nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021, 40 anos da chegada dos Salesianos em Itaquera, muito alegra nossos corações e, com a liberdade dos filhos de Deus, entoamos um grande louvor, como proclamou Maria, no Magnificat “A minha alma glorifica ao Senhor… Pôs os olhos na humildade do seu servo… O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome”! (Cf. Lc 1).

A Obra Social Dom Bosco de Itaquera nasce do desejo da Igreja de São Paulo ir à periferia da cidade, dar-lhe atenção, vida e animação cristã católica. Na palavra vida está a atenção, o diálogo, o brinquedo, a alimentação, a escolarização, a profissionalização e a atenção às famílias. O Card. D. Paulo Evaristo Ars e seu bispo Auxiliar D. Bernardino Sândalo olharam com carinho para Dom Bosco e disseram: – É com você! – E conseguiram esta graça de todo este movimento em favor de Itaquera.

Do Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, nos fins de semana, partia o padre Rosalvino para conhecer o ambiente. A partir de 1979, começou esse “namoro”, que se tornou coisa séria, do Bom Retiro com Itaquera por meio do Pe. Rosalvino Morán Viñayo. E vem com ele o Ir. Antônio Carlos, o Hamilton Bernardes (Ir. Mimi), o Marcão, a Miriam e a Cida, jovens do Oratório do Bom Retiro, entre outros.

Entra, então, a Inspetoria Salesiana de São Paulo para a aquisição de terrenos. O Pe. Rosalvino aqui chega definitivamente no dia 31 de maio de 1981. As Irmãs Salesianas chegam uma semana depois, no dia 07 de junho: Irmãs Maria Costa e Maria Bernadete. Aqui, começa o Oratório, o encontro com os jovens, com as famílias e com os pobres, preferidos de Deus.

Celebramos 40 anos de uma história de dedicação e formação da juventude através da Obra Social que, futuramente, será grandemente ampliada. Posteriormente, temos a instalação da Paróquia N. S. Aparecida com suas capelas, S. José Operário do Morgante e Santo Antônio, aos 03.12.1989, erigida pelo bispo D. Fernando Legal, também ele, salesiano de Dom Bosco.

Sem dúvida alguma, foram quarenta anos de muito trabalho, dores, conquistas… O padre Rosalvino peregrinando pelos Ministérios e Secretarias do Governo, parcerias privadas e tantas outras realidades para garantir milhares de atendimentos num único movimento de amor para com os jovens e os pobres, os destinatários prioritários de Dom Bosco.

E por aqui passaram governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, autoridades da educação, da indústria e da assistência social que testemunharam o bem que nossa Obra realiza para o Estado e para a cidade de São Paulo.

Também passaram por aqui os superiores gerais dos salesianos, o padre Egídio Viganó, (italiano, radicado no Chile), que animou a Congregação de 1977 a 1995; o padre Juan Edmundo Vecchi, argentino, que animou a Congregação de 1996 a 2002; o padre Pascual Chaves, mexicano, que animou a Congregação de 2002 a 2014 e o atual Reitor Mor, padre Ángel Fernández Artime, espanhol, que anima a Congregação desde 2014. Portanto, o 7º, o 8º, o 9º e o 10º sucessor de Dom Bosco.

O padre Pascual Chaves, nos ACG 388 de 2005, escreveu para toda a Congregação sobre suas visitas às Inspetorias:

“Entre as coisas mais relevantes, deve-se recordar a visita às obras sociais da Inspetoria de São Paulo, que trazem à memória a experiência de Dom Bosco no Oratório de Valdocco, tanto pelo teor social das obras, quanto pelo empenho dos salesianos e das Irmãs Salesianas, que ali trabalham, respondendo com qualidade e criatividade às urgências das pessoas, especialmente dos jovens da periferia de São Paulo” – ele se referia a Itaquera.

Foram vinte anos de peregrinação a pé, à Aparecida, “A travessia da fé”, começou em 2001, num ato de súplica e de ação de graças, em favor de crianças, adolescentes, jovens, pais e mães de família, educadores, colaboradores, benfeitores e amigos da Dom Bosco.

Quarenta anos animando a Paróquia com seus diversos movimentos: o Oratório Festivo, a AJS, o GAM, os Salesianos Cooperadores, as Irmãs Salesianas, a ADMA, os Catequistas, os Ministros extraordinários da Eucaristia e do Batismo, equipes de festas, todos, enfim, devotos de N. S. Aparecida.

Padre Rosalvino um missionário salesiano da Zona Leste, juntamente com a comunidade Salesiana de Itaquera: os irmãos Antônio Carlos, Felipe Olsen, Lucas Rodrigues e os padres Giacomo Begni, Mauro Gozzi, William de Lima, juntamente com os 14 mil salesianos e as 12 mil Irmãs Salesianas em 134 nações do mundo, fazem vibrar um amor autêntico e especial por Dom Bosco e por N. S. Aparecida, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, a Auxiliadora do povo brasileiro.

Parabéns a todos nós!

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
23/02/2023
DOM BOSCO DE ITAQUERA É A VICE-CAMPEÃ DO ACESSO II DO CARNAVAL PAULISTANO 2023
Com emoção até a última nota, agremiação conquistou o segundo lugar do grupo e irá, em 2024, desfilar no último Acesso antes do celebrado Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Triunfo consagra o trabalho e o histórico da escola no mundo do samba da cidade.
11/06/2025
ESCOLA DE SAMBA DOM BOSCO DE ITAQUERA CELEBRA 25 ANOS COM PREMIAÇÕES E INICIA OS PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL 2026
04/05/2023
CCA BOM PASTOR HOMENAGEIA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EM SEUS 40 ANOS DE HISTÓRIA
Tradicional encontro realizado pelo Centro para Criança e Adolescente contou com um almoço especial e apresentações artísticas e culturais, na primeira ação de celebração das quatro décadas de existência da Associação Beneficente Bom Pastor.
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.