OBRA SOCIAL DOM BOSCO COMEMORA OS 100 ANOS DE VIDA DO IRMÃO GENÉSIO
24/08/2022PRESIDENTE E FUNDADOR DA OBRA, PADRE ROSALVINO COMPLETA 81 ANOS
31/10/2022Comunicação/OSDB
Em São Paulo desde a terça-feira, cerca de 20 participantes do Encontro das Rádios Salesianas das Américas visitaram ontem, quinta-feira, 15 de setembro, a Obra Social Dom Bosco de Itaquera.
O grupo chegou por volta das 10h30 da manhã na unidade do Circo Social, ao lado do metrô Corinthians-Itaquera, acompanhados do nosso diretor presidente e fundador, o padre Rosalvino Morán Viñayo, e do vice-diretor, o irmão Antonio Carlos.
Representantes de países como Bolívia, Peru, Paraguai, Antilhas e da América Central; e de estados do nordeste brasileiro, como Ceará e Pernambuco, conheceram as instalações e as atividades culturais, esportivas e artísticas do Circo, acompanhados ainda do padre Gildásio Mendes dos Santos, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, vindo diretamente de Roma, e da jornalista e apresentadora da Rádio Dom Bosco de Fortaleza, Jocasta Pimentel Araújo.
Após o almoço, o grupo se deslocou até a nossa sede para conhecer as instalações e os cursos profissionalizantes oferecidos no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP). Os participantes do Encontro foram recepcionados pelo nosso diretor-tesoureiro, padre Aramis Francisco Biaggi, e por uma apresentação de percussão dos jovens e adolescentes do CCA Aparecida, que empolgou e animou os presentes, em meio a fria tarde em São Paulo, com temperatura na casa dos 16º, 18º graus celsius.
do Encontro das Rádios Salesianas das Américas, na sede da Obra Social Dom Bosco.
Na sequência, o grupo participou da formação “Comunicação: Viver o Sacramento Salesiano da Presença, na perspectiva do texto de Emaús”, ministrada pelo padre Nivaldo Luiz Pessinati, diretor-executivo da RSB e coordenador geral da Editora Edebê. Padre Pessinati revelou aspectos da vida de Dom Bosco no contexto da comunicação – pouco conhecidos do público em geral, como o fato de Dom Bosco possuir inúmeras obras publicadas e ser considerado um escritor e editor de linguagem próxima aos jovens; além de ter edificado uma gráfica, que lhe renderia premiações e reconhecimento por seus projetos editoriais.
A visita foi encerrada com a participação em missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com um jantar na Residência Salesiana.
Padre Rosalvino, nosso diretor presidente e fundador, destacou a importância da visita à Itaquera e à Obra Social Dom Bosco por parte do grupo:
“Foi de fundamental importância, pelo nome da Dom Bosco Itaquera, que corre pelo mundo inteiro e, segundo dizem, o melhor empreendimento social de combate à pobreza de uma periferia na congregação, a vinda de vários representantes das Rádios Salesianas de outros países da América Latina; pela simpatia que trouxeram e pela maneira como nós os acolhemos, foi um momento histórico para a Obra. Esperamos, sempre, que os outros também façam, pelo mundo, o que fizemos por Itaquera.“
Padre Aramis, nosso diretor tesoureiro, também comentou a importância da visita do grupo à Obra Social: