Um ano de pandemia: O que fizemos?

24/05/2021
Autor desconhecido

Em 2020, o mundo se viu ameaçado por um inimigo invisível: um vírus foi capaz de paralisar todas as nações e colocá-las numa situação nunca vivida historicamente numa dimensão global. Mais de quarenta milhões de pessoas foram contaminadas e três milhões morreram.

O Brasil, em pouco tempo, se tornou um dos países mais afetados pela pandemia, o sistema de saúde entrou em colapso e o número de casos e mortes não para de crescer.

Em meio a isso nos deparamos com uma crise política e econômica que vem gerando sérias consequências para a população, a pobreza e a miséria avançaram de forma bastante elevada.

Por outro lado, houve grandes movimentos de solidariedade, visando garantir o mínimo necessário para a sobrevivência das pessoas.

A Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor, assim como todas as associações e escolas, tiveram que se reinventar no atendimento a educandos e famílias. Os educadores aprenderam novas formas de comunicação para que o processo socioeducativo não fosse completamente interrompido.

Experimentamos novas formas de regime de trabalho, como o Home Office; vivenciamos a perda de familiares e colegas de trabalho em função de complicações do COVID.

Realizamos atividades na plataforma Google Sala de Aula para os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e famílias do Centro de Educação Infantil (CEI); nos demais serviços, utilizamos o WhatsApp e o Youtube. Ao longo de toda a pandemia, houve diversos cursos para os educadores, visando possibilitar a melhor utilização destes aplicativos e também uma comunicação efetiva; além de fortalecermos os conhecimentos sobre salesianidade, educação e assistência social.

Infelizmente, parte dos nossos educandos e familiares não têm acesso à tecnologia, devido à falta de recursos para o custeio da internet. Dessa forma, elaboramos atividades escritas e entregamos materiais pedagógicos com recursos da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), visando à inclusão de todos. A Secretaria Municipal de Educação (SME) também disponibilizou materiais impressos para as famílias.

Ao longo destes meses, distribuímos milhares de cestas básicas de alimentos e kits de higiene para as famílias dos educandos matriculados, compradas com recursos da parceria com a SMADS e para 1.200 famílias em situação de maior vulnerabilidade foi concedido um Vale Alimentação, no valor de R$ 300,00 por três meses, por meio da parceria com o Itaú Social. As famílias do CEI foram contempladas com “Vales-Alimentação” fornecidos pela SME.

As famílias da comunidade que não frequentam nossos serviços, após avaliação do serviço social, também foram contempladas com alimentos e produtos de higiene advindos de outras parcerias, como: ACR Sinalização, Bolsa de Valores, BRF, Cartório de Itaquera, Centro Comercial Aricanduva, Circo dos Sonhos, Colégio de Itaquera, Construjá, Eurofarma, Fundo de Solidariedade, Instituto Coca Cola, funcionários do Santander, Mesa Brasil do SESC, OAB, Polícia Ambiental, Projeto Zelar, Renaf, Rio Mills, SENAC, Shopping Itaquera e diversas pessoas.

No total, ao longo do ano, foram confeccionadas e distribuídas: quase 20 mil máscaras, confeccionadas por voluntários e/ou doadas por diversos parceiros; 32.000 cestas de alimento, cerca de 500 toneladas; 28.000 kits de higiene, 124 cadeiras de rodas, 120 lanches, 4.154 sorvetes, 1.000 doces e chocolates, 1815 kg de carne branca e embutidos, 50 kg de peixes, 935 protetores faciais, 2.500 frascos de álcool gel, 4 totens de álcool gel, 1.700 Ingressos/brinquedos, 2.000 sacolinhas de Natal com roupas e doces, além de diversas roupas, sapatos, álcool gel e outros.

Demos continuidade em duas campanhas para complementar as despesas do SAICA: Padrinho Social e Doação de fralda e leite, contando com o apoio de diversas pessoas, inclusive ex-alunos. Em um ano, arrecadamos 12.000 fraldas, 500 litros de leite e 4.200 lenços umedecidos.

Com o valor arrecadado no Projeto Padrinho Social foi possível complementar a receita necessária para a manutenção das Casas de Acolhimento e realizar reformas necessárias nos imóveis para melhor atender as crianças e adolescentes. Assim, destacamos os padrinhos: Autoplas Ind. e Com. de autopeças, Dalcides Neto, Drogaria e Perfumaria Marie, Frigorífico Touro, Leograf, Milton Barea, Móveis Uruassu, Nair Brito, New Trem Bala Empreendimentos, Odair de Moraes Junior, Osvaldo de Lima Bonfim, Pleno, RCA Serviços, Regina Regina Guedes Barreto, Sade Car, Valter Alves dos Santos.

No mês de junho de 2020, visando descontrair e alegrar as equipes de trabalho: realizamos “momentos juninos” em todas as unidades, respeitando o distanciamento. Buscando captar recursos para a manutenção de nossas atividades, fizemos um Drive Thru e uma Live Junina, com o apoio de voluntários.

No mês de agosto de 2020, comemoramos os 205 anos de Dom Bosco com duas missas e, captamos recursos por meio da venda de kits com pães e doces.

Em setembro de 2020, realizamos um dia de Feijoada e Pagode, por meio de uma live e drive thru promovidos pela Escola de Samba que, mesmo com as incertezas, lançou o novo enredo.

Finalizamos o ano de 2020, firmando parcerias com a Missioni Don Bosco e Fondazione Opera Don Bosco, procuradorias salesianas da Itália que, por intermédio do Padre Giacomo Begni, propiciaram a melhoria de nossas ações sociais, com a aquisição de diversos equipamentos para o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e CEDESP. 

Felizmente, fomos contemplados com uma emenda parlamentar de autoria da Deputada Federal Joice Hasselmann que gerou um Termo de Fomento celebrado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e que tem por objetivo complementar o custeio do SAICA.

Começamos 2021 com as esperanças renovadas devido ao início da vacinação da população brasileira em janeiro e dos trabalhadores da assistência social e educação em abril.

Novas parcerias foram fortalecidas, três delas se referem à capacitação de  colaboradores com a concessão de bolsas de estudos na Universidade Brasil, Unifai e Uninove; cinco educandos também foram contemplados com bolsas de estudos em outras duas universidades (Unifai e Universidade Cruzeiro do Sul) por meio do financiamento da Fundação Alemã Stiftung Kinder Schirm, que também apoia o SAICA e, neste ano, possibilitou a compra de computadores e impressoras para as seis Casas de Acolhimento.

E, mais uma vez, recebemos a doação de um carro do Centro Comercial Leste Aricanduva que será sorteado em julho, por meio do Projeto Ação entre Amigos que visa arrecadar fundos para a manutenção de nossas ações sociais.

Assim, agradecemos todos os parceiros que nos ajudaram a superar os desafios deste ano tão difícil.

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Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Preparar e favorecer a todos que frequentam esses espaços, a formação e a responsabilidade diante do mundo tecnológico.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos incluídos digitalmente e/ou com seu repertório tecnológico ampliado.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inclusão digital e prestação de serviços à comunidade, por meio de dois Telecentros;
- Desenvolvimento de curso de sistemas administrativos ERP, de forma remota, por meio da parceria com o Instituto de Oportunidade Social (IOS);
- Capacitação em softwares diversos, incluindo a Inteligëncia Artificial, por meio de parcerias como: Microsoft e United Way Brasil.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Programa de Capacitação Continuada prevê a realização de atividades regulares e contínuas; organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. A Capacitação Continuada contempla os colaboradores na perspectiva de desenvolvimento, educação formal, capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, qualificação, desempenho entre outros.

Objetivo Geral:

Contribuir com a capacitação, desenvolvimento profissional e continuado dos colaboradores e comunidade educativa e/ou local.

Resultados:

- Equipe gestora e técnica com pós-graduação e/ou especialização no segmento de atuação, terceiro setor ou áreas afins;
- Colaboradores da área docente e administrativa com formação em nível superior completa ou em curso;
- Colaboradores de nível operacional com formação ensino médio completo;
- Colaboradores motivados, capacitados e preparados para o desenvolvimento das atividades;
- Melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido e da qualidade de vida dos trabalhadores;
- Jovens formados no ensino superior;
- Melhoria da qualidade de vida dos jovens contemplados e da comunidade regional;
- Oportunidade de formação e partilha de conhecimento com a comunidade local e profissionais da educação / assistência social.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Encontros Formativos sobre temas variados e direcionados à assistência e educação social;
- Incentivo à capacitação permanente de forma presencial ou on line;
- Realização bianual do Congresso de Educação e Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC na Zona Leste), em alternância.
- Manutenção das parcerias com: a Stiftung Kinder Schirm e Deutsche Provinz der Salesianer Don Bosco, da Alemanha, para o custeio do ensino superior de jovens que foram atendidos em nossos serviços de proteção especial, especialmente do SAICA; instituições e universidades diversas para a concessão de descontos, bolsas de estudos parciais ou integrais aos colaboradores, familiares e jovens atendidos.

Público-alvo:

Jovens atendidos e colaboradores (CLT, estagiários e voluntários) que integram a organização; bem como, comunidade, educadores e profissionais participantes do Congresso de Educação Social.

Descrição da Atividade Realizada:

Desenvolvimento de atividades socioeducativas que oportunizem o conhecimento do corpo, dos cuidados com a saúde e os caminhos necessários para acesso à rede.

Objetivo Geral:

Promover qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde e oportunizar o acesso de educandos e suas famílias aos serviços básicos da saúde, em articulação com a rede.

Resultados:

- Adolescentes orientados e atendidos em suas necessidades;
- Crianças, adolescentes, jovens, adultos encaminhados para diversos serviços de saúde.

Atividades de Destaque:

- Reuniões para orientação e capacitação da equipe de colaboradores;
- Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Capacitação e atendimento em primeiros socorros;
- Atenção à Saúde Mental, com palestras e encaminhamentos; - Casa do Adolescente.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Este programa, por meio de formações, reuniões e atividades direcionadas, promove o (a):
- Realização de um trabalho socioeducativo de educação ambiental;
- Investimento na interação indivíduo – meio ambiente, tornando-a mais saudável, responsável e crítica;
- Preservação do meio ambiente, favorecendo a reflexão das pessoas acerca da cidadania e da corresponsabilidade;
- Promoção de passeios que propiciem o contato com a natureza, gerando uma interação prazerosa e consciente;
- Construção de um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas, ao qual elas se sintam conectadas;
- Disponibilização de espaços de convívio e convivência sadia;
- Desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Conscientizar toda a comunidade socioeducativa (usuários, famílias, colaboradores e parceiros) sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência de preservação ambiental, despertando o pleno exercício da cidadania e oportunizando o convívio com a natureza, estando em plena sintonia com as recentes campanhas da fraternidade que tratam da defesa dos biomas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Famílias participando do processo educativo das crianças, adolescentes e jovens;
- Consciência socioambiental desenvolvida;
- Contribuição com a melhoria das condições climáticas e ambientais.

Atividades de Destaque:

- Formação socioambiental para toda comunidade educativa;
- Manutenção dos espaços disponíveis;
- Encontros formativos e de lazer;
- Reciclagem e redução da utilização de descartáveis;
- Manutenção e ampliação de cursos de energia renovável (Fotovoltaico, Hidrogênio Verde e outros), iniciados com parceria internacional (GIZ - Alemanha) e estadual (CDHU), posteriormente continuado em parceria com SMADS.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Modalidade CEDESP, é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e contribuir para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com direito ao acesso ao serviço, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda;
- Adolescentes inseridos na rede formal de ensino; - Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens e adultos;
- Adolescentes, jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho formal ou desenvolvendo atividade empreendedora após a conclusão das atividades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento dos módulos 1 (Convívio), 2 (Mundo do Trabalho) e 3 (Formação Inicial e Continuada);
- Atendimento de demanda externa, manutenções preventivas, capacitações e eventos diversos;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, em cumprimento de medidas socioeducativas, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiência, desde que em condições mínimas de participação nas atividades do curso escolhido.

Descrição da Atividade Realizada:

O Circo Social caracteriza-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, incrementado com atividades da arte circense. Desenvolve atendimento socioeducativo, no contra turno escolar, para crianças e adolescentes, em regime intermitente ou contínuo, a partir de interesses e potencialidades das diferentes faixas etárias. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para formação, planejamento e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento de oficinas e atividades socioeducativas artísticas, culturais e esportivas (Artes Circenses, Arte e Lazer, Atletismo, Capoeira, Cidadania, Dança, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Iniciação Esportiva, Música, Taekwondo e Teatro);
- Participação dos usuários em passeios, apresentações artísticas e competições esportivas;
- Realização de um espetáculo anual, envolvendo todas as oficinas;
- Encontros e eventos com usuários e famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses, sendo pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, identificadas em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CCA atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades socioeducativas, no horário de contraturno escolar, propiciando o desenvolvimento de interesses e potencialidades. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR), caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou na rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidade;
- Crianças e adolescentes com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede intersetorial;
- Desenvolvimento de oficinas (Arte e Lazer, Dança, Percussão, Convívio e Cidadania);
- Participação em passeios, eventos internos e externos;
- Realização de atividades e formações com as famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

- Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses;
- Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
Sendo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

A Associação Beneficente Bom Pastor administra três Centros de Educação Infantil em Itaquera – dois no Distrito de José Bonifácio e um no Distrito de Itaquera, no bairro de Itaquera, periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, conveniados com a Secretaria Municipal de Educação: CEI Bom Pastor 1 – “Nogueira Sudeste”, CEI Bom Pastor 2 – “José Bonifácio” e CEI Bom Pastor 3 – “Itaquera I”.
A Educação Infantil tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, estéticas, éticas para favorecer e qualificar sua inserção social. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação definiu a Educação Infantil (creches e pré-escolas) como a primeira etapa da Educação Básica. Esta definição representou um avanço importante no sentido de explicitar o dever do Estado com a educação das crianças e garantir o direito da população de até quatro anos de idade às políticas educacionais de qualidade.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e afetam a construção de suas identidades.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, promovendo a socialização da criança por meio da construção de sua identidade e autonomia com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Período de realização:

De fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Resultados:

- Promoção do desenvolvimento infantil em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e moral, contribuindo para a construção do conhecimento sobre si e o mundo;
- Desenvolvimento de atividades de educação, proteção, alimentação, saúde e lazer;
- Inserção da criança no Programa por meio de Banco de Dados da SME, solicitação do Poder Judiciário ou da Família;
- Estabelecer relação de amizade e afetividade entre crianças – família – educadores;
- Articulação do Projeto Político Pedagógico;
- Realização de Passeios, Mostras Culturais e Projetos diversos.
- Participação das famílias no trabalho educativo, por meio de reuniões, participação em eventos e festas;
- Capacitação continuada dos educadores;
- Articulação com diversos parceiros para manutenção e desenvolvimento do trabalho.

Atividades de Destaque:

● Atividades pedagógicas e formações;
● Reuniões diversas para planejamento e avaliação;
● Mensuração dos Indicadores de Qualidade com as famílias;
● Acompanhamento e apoio às famílias;
● Participação na Jornada Pedagógica SME;
● Participação em Seminários, Congressos e Eventos afins;
● Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças de 0 a 3 anos e onze meses de idade, de ambos os sexos.

Descrição da Atividade Realizada:

O Núcleo de Convivência para Idosos caracteriza-se como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, para pessoas acima de 60 anos.

Objetivo Geral:

Contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos, sociais e familiares, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.

Resultados:

- Idosos inseridos e participando de atividades que promovam a autonomia, cidadania, construção de novos projetos de vida, com intercâmbio de experiências e conhecimentos;
- Idosos participando efetivamente de atividades de promoção da saúde, lazer, cultura e educação que favoreçam o envelhecimento saudável;
- Idosos com vínculos sociais, familiares e comunitários mais fortalecidos;
- Idosos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, escuta qualificada e visitas domiciliares;
- Desenvolvimento de oficinas socioeducativas, esportivas, artísticas e de inclusão digital;
- Participação nos fóruns do idoso, eventos e passeios;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Idosos, com idade superior a sessenta anos, em situação de vulnerabilidade social.

Descrição da Atividade Realizada:

Atendimento, de forma articulada com as políticas públicas, de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, tendo em vista a construção do projeto de vida, em consonância com os preceitos estabelecidos nas leis normativas, a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, bem como o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Objetivo Geral:

Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de serviços à Comunidade.

Resultados:

- Adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Adolescentes com condições para iniciarem a construção de projeto de vida que vise à ruptura com a prática do ato infracional;
- Adolescentes e jovens estabelecendo metas sobre o trabalho a ser desenvolvido para o cumprimento da medida socioeducativa de acordo com o termo judicial;
- Adolescentes e jovens com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Adolescentes e jovens com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Adolescentes e jovens exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Adolescentes e jovens com iniciação e/ou habilitação profissional.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede socioassistencial e intersetorial;
- Realização de formações e oficinas;
- Formação continuada da equipe técnica;
- Reuniões mensais com as famílias;
- Encaminhamentos para escolarização e profissionalização;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade.
Excepcionalmente, jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pelas Varas Especiais da Infância e Juventude e/ ou Departamento de Execuções da Infância e Juventude – DEIJ.

Descrição da Atividade Realizada:

Oferta de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O ambiente acolhedor está inserido na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Objetivo Geral:

Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Resultados:

- Crianças e adolescentes acolhidos em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades;
- Crianças e adolescentes com acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário;
- Crianças e adolescentes tendo seus danos por vivências de violência e abusos reparados e/ou minimizados;
- Crianças e adolescentes com suas identidades, integridades e histórias de vidas preservadas;
- Crianças e adolescentes com possibilidades de vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Crianças e adolescentes com acesso a serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, conforme necessidades, inserção e permanência na rede de ensino, bem como iniciação e habilitação profissional;
- Crianças e adolescentes recebendo ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Crianças e adolescentes com conhecimento sobre seus direitos e como acessá-los;
- Crianças e adolescentes com oportunidades de escolha, tomada de decisão e protagonismo;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Crianças e adolescentes com oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações;
- Crianças e adolescentes com acesso a espaços com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
- Crianças e adolescentes com acesso a alimentação em padrões nutricionais adequadas e adaptadas às necessidades específicas;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos e possibilitando convivência sadia para seus pares.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação; - Inserção e acompanhamento das crianças e adolescentes na rede pública de ensino e serviços socioeducativos;
- Acompanhamento e encaminhamento para atendimento médico, odontológico e psicológico;
- Acompanhamento de adolescentes e jovens para cursos e empregos, bem como, desenvolvimento da autonomia;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Elaboração e manutenção do PIA;
- Realização de audiências concentradas e discussão de casos;
- Articulação com a rede e com as famílias biológicas e/ou afetivas;
- Realização de formações de modo remoto e presencial;
- Desenvolvimento de atividades formativas e lúdicas;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física dos imóveis ocupados.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, vítimas de abandono e tráfico, trabalho abusivo e maus tratos, encaminhados pelo poder judiciário.