Projeto de Vida – Votação e título de eleitor
02/06/2022Parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie
10/06/2022Entre os dias 19.05 e 26.05, realizamos os Jogos Marianos com as crianças e adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes – CCA Dom Bosco – Lapa. Com o intuito de educar por meio do esportes, promovemos um momento de descontração, animação e competição entre os educandos divididos em equipes.
No primeiro dia, 19.05, realizamos a abertura dos jogos, juntos as famílias, onde foi feito um momento de partilha e fortalecimento dos vínculos e procuramos exercer a prática da cidadania com o proclamação do Hino Nacional, do Regulamento da competição, do tema dos jogos “Educar por meio do esporte, nos torna seres humanos melhores” e o lema: “Trabalhar em equipe, superar limites e obedecer regras”. Após esse momento, as equipes se reuniram para a preparação do “Grito de Paz”, e a definição do líder para organização e auxílio durante a competição, onde foram acompanhados pelo educador responsável pela equipe.
No segundo dia de jogos, 23.05, as competições começaram, demos início a campanha de arrecadação de roupas para doação e de latinhas para incentivo a prática da sustentabilidade, assim cada peça de roupa e latinha trazida pelas equipes contabilizou pontos para a largada da competição. Após isso, as equipes se dividiram em times para o início dos jogos, nesse dia foram realizadas as competições de Futsal, Tamancobol (popular quebra-dedos), e o Uno. Através da figura do líder que organizou os times e deu orientações para as equipes, realizamos esse primeiro dia de atividades em harmonia e com disposição das equipes em busca da vitória.
No terceiro dia de jogos, 24.05, demos sequência às competições, através da campanha de arrecadação de roupas e latinhas, onde as equipes puderam se organizar para ganhar pontos e também ajudar ao próximo como um gesto de doação e empatia. Após isso, as equipes se organizaram para os jogos, nesse dia foram realizadas as competições de Basquete (formato 3×3, meia quadra), Dominó e o Tênis de Mesa. Cada equipe se organizou e participou da competição em busca da vitória e através da divisão de seus grupos.
No último dia de jogos, 26.05, foi realizado um momento de partilha entre as equipes com a premiação dos vencedores, juntamente com a comemoração dos aniversariantes do mês de maio. Nesse dia, foi revelada a pontuação final de cada equipe e a descrição das penalidades sofridas nos dias de competição. Além de premiar o 1º, 2º, 3º e 4º lugar, foi trabalhado a importância da realização dos jogos de maneira saudável, o respeito com os competidores da sua equipe e das outras, o aprendizado através da prática esportiva e como todos saímos vencedores pela participação e entrega nos Jogos Marianos de 2022.
Seguem os depoimentos do educador responsável pelas equipes campeãs do jogos, manhã e tarde, Fabio Ruas. E o depoimento dos líderes de cada equipe:
Depoimento do Educador Fábio Ruas dos Reis:
Os jogos marianos promovem muito mais que competição. Trabalhamos a questão da integração, respeito consigo e para com o próximo, entender os limites sejam eles individuais e coletivos.
Como educador e ex-aluno do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, busquei transmitir aos educandos a animação, o espírito de liderança e principalmente a importância de entender os verdadeiros valores sendo eles: união, respeito, responsabilidade e sobretudo o cuidado e atenção com a própria equipe.
A equipe azul em ambos os períodos surpreendeu com os seus líderes escolhidos, Arthur Romão (matutino) e Pedro Freitas (vespertino) dando um excelente exemplo de que ser líder é estar junto, motivar e acima de tudo se entregar e entender e compreender cada membro de sua equipe.
Depoimento do Educando Arthur Romão:
Olá, sou o Arthur Romão e fui o líder da equipe azul do período da manhã.
Ser líder para mim foi uma coisa diferente, pois nunca tinha ficado à frente ou responsável por alguém, mas foi muito bom poder incentivar as crianças e adolescentes, ajudá-las nas modalidades dos Jogos Marianos. Foi muito legal o trabalho em equipe, nas modalidades foi um pouco cansativo cuidar das crianças, mas valeu a pena, pois com nosso trabalho conseguimos a vitória. Quando eu estava participando das modalidades tinha uma amiga da minha equipe que cuidava das crianças e adolescentes, isso me ajudava muito. E assim conquistamos aos poucos as competições e vencemos os Jogos Marianos.
Depoimento do Educando Pedro Freitas:
Meu nome é Pedro, tenho 14 anos e fui líder e campeão pela equipe azul no período da tarde.
A experiência que tive como líder foi muito legal e desafiadora, as crianças estavam bem interessadas e queriam participar de todas as modalidades, mas como não era possível tive que dividir elas e fazer com que em cada modalidade tivessem crianças suficientes para todos os jogos, que muitas vezes aconteciam simultaneamente, tanto que algumas crianças se confundiam e não foram as provas, o que aconteceu com a gente no uno, mas depois conseguimos recuperar os pontos perdidos. As crianças estavam muito alegres e nos motivaram cantando o nosso grito de paz e comemorando qualquer coisa, nem que fosse “mínima” como um gol ou um ponto no ping pong. Foi uma experiência incrível, e eu espero poder participar mais vezes.