Nossos Projetos

Conheça nossa missão

APRESENTAÇÃO

Para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da cidade de Pindamonhangaba, o Liceu Coração de Jesus oferece serviços e projetos gratuitos voltados para crianças, adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade, buscando minimizar tais condições e diminuir a exposição aos riscos sociais existentes.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Pindamonhangaba o serviço promove as atividades do Centro Salesiano de Convivência da Criança e do Adolescente e do Centro Juvenil Dom Bosco.

Ambos têm por objetivo promover a convivência e o fortalecimento dos vínculos nas relações familiares e comunitárias, visando a minimização das situações de vulnerabilidade/ risco social e violação de direitos. 

Os educadores utilizam as linguagens artísticas (música, dança, desenho) e o esporte para desenvolver atividades de convívio e socialização. Além deste trabalho, a equipe técnica da Obra Social promove encontros temáticos e acompanhamento das famílias.

Público-Alvo: Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos.

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 21h.

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

Em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) da prefeitura de Pindamonhangaba, o “Cursinho do Salê” tem o objetivo de promover a ação socioeducativa e a democratização do Ensino Superior oferecendo aulas preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma gratuita, à jovens egressos ou cursando o último ano do ensino médio de escolas públicas de Pindamonhangaba. 

Além da parceira com o CMDCA, o Cursinho conta com 11 professores voluntários e utiliza o material Revisional ENEM da editora EDEBE, uma parceira de nossa Obra Social com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

Público-Alvo: Adolescentes e Jovens de 16 a 18 anos.

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 18h30 às 21h30.

ESCUTA ESPECIALIZADA

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Pindamonhangaba, o serviço realiza atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, visando o provimento de cuidados e a proteção social. Assim como, o acolhimento, a articulação da rede de proteção e os encaminhamentos aos serviços, programas e projetos para a efetivação da garantia da proteção integral às crianças e adolescentes.

Público-Alvo: Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos incompletos.

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Encaminhados pelos Conselhos Tutelares (I e II) e pela Delegacia de Defesa da Mulher no período de agosto à dezembro/2020.
Atendimentos realizados de agosto a dezembro/2020.