Otávio Ortiz

Início do processo: 08 – 07 – 92
Conclusão do Processo: 22 – 12 – 2001

Nasceu em Lima (Peru) em 19 de abril de 1879. Quando em 1893 foi aberta a primeira escola profissional salesiana no Peru, o futuro bispo a freqüentou como aprendiz de carpinteiro; depois passou para a secção dos estudantes. Fez o noviciado em Callao e professou os votos perpétuos nas mãos do P. Álbera, então em visita extraordinária. Fez o tirocínio na mesma Casa e teve entre seus alunos o futuro bispo Dom Vitório Álvarez.

Foi o primeiro sacerdote salesiano peruano. Como diretor em Piura (1911-1915) fundou o jornal semanal `La Campanilla`; a seguir foi diretor em Cuzco (1915-1920) e em Callao. Em 1921 foi nomeado bispo de Chachapoyas.

Embora a sua diocese não fosse terra de missão, foi um verdadeiro missionário pela extensão e as dificuldades de seu território. Foram inúmeras as suas viagens a cavalo e a pé, atravessando matas, rios e montanhas. Várias vezes escapou da morte, mas à custa de costelas e membros quebrados.
Durante o seu governo, uma parte do território da sua diocese foi elevada a Prefeitura Apostólica e a outra a Prelazia `nullius`. Foi por entre numerosas dificuldades que criou um seminário em sua diocese. Por duas vezes renunciou a uma diocese mais importante e menos trabalhosa.

Em 1953, o Papa Pio XII o nomeou Assistente ao Sólio Pontifício. O amor pelas almas era expresso em seu lema episcopal, o mesmo da Sociedade Salesiana: `Da mihi animas` (Dai-me almas).

O bom pastor faleceu em 1° de março de 1958 depois de uma cirurgia. Foi sepultado na sua catedral. Grandíssima a fama da sua santidade.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: