O salesiano e professor de teologia pastoral catequética do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade São Paulo, Campus Pio XI, Pe. Luiz Alves de Lima, foi convidado para participar da 55ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu na cidade de Aparecida-SP, de 26 de abril e 5 de maio de 2017, onde assessorou os bispos na redação e confecção do documento que foi apresentado no evento.
O tema central do encontro foi a Iniciação à Vida Cristã e o tema prioritário foi a Educação no Brasil. Toda AG, em geral, se conclui com um documento oficial, que é a palavra definitiva e as orientações precisas sobre o tema central.
“Já participei de mais de cinco AGs da CNBB, de reuniões e assembleias de regionais como assessor, como também de congressos (muitos internacionais) como palestrante”, diz Pe. Lima.
A AG é o maior acontecimento anual da Igreja do Brasil em termos de organização. Seu objetivo é discutir os maiores e mais urgentes problemas da Igreja no território nacional. São tomadas decisões importantes para o bom andamento pastoral das Igrejas (dioceses). Todos os grandes documentos da Igreja são submetidos à discussão e aprovação da AG.
Todo ano há uma AG com todos os bispos do Brasil, também os eméritos que, porém, não votam. A atual AG foi a 55ª desde a fundação da CNBB, em 1952. No Brasil há quase 290 circunscrições eclesiais (arquidioceses, dioceses, prelazias, eparquias, etc.) com mais de 380 bispos, incluidos os eméritos. A CNBB se divide em 18 regionais (conjunto de dioceses), em geral divididos por estados.
Comunicação e Marketing – UNISAL