O Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), desde o início do isolamento social, promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. Toda última sexta-feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e em 31 de julho não foi diferente e, por conta da pandemia, a formação foi realizada online.
Na abertura, Lucas Andrade, Marcos Roberto e Paula Araujo, educadores, interpretaram “Coração Esperançoso como de uma Criança”. Na sequência, P. Ronaldo Zacarias, tratou sobre o tema “Sexualidade e Abuso Sexual”. Durante a formação inicial, P. Ronaldo convidou para as mais diversas reflexões, principalmente ao recordar que: “O amor não machuca! (…) Precisamos prevenir para não punir!”. Após a introdução, foi aberto um debate, em que os educadores puderam fazer perguntas e expor suas opiniões.
No segundo momento, foi evidenciado o Protocolo de Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis – 2020 da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Detalhadamente, P. Ronaldo esclareceu todos âmbitos de aplicação, providências, responsabilidades jurídicas, denúncias e a postura da Igreja, que hoje indica tolerância zero para qualquer tipo de abuso, inclusive de omissões. Foi informado todo o processo investigativo que ocorre e ficaram mais uma vez evidentes as medidas preventivas para evitar quaisquer tipos de atrocidades. Foi explicado o procedimento para denúncia e também foi realizado um debate sobre a questão.
Ao fim, foi apresentado por P. Helio, Diretor Presidente da obra, o Termo de Declaração, Responsabilidade e Recebimento da 4ª edição do Protocolo para a Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis da Inspetoria Salesiana de São Paulo – 2020, que deverá ser lido e assinado pelos colaboradores da Obra.
A transmissão da Parada Pedagógica – Julho aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles cuja internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.
Com informações de Fabiana Santello – Instituto Dom Bosco Bom Retiro