A Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, conhecida popularmente como Projeto Jataí (devido à existência de grandes árvores desta espécie na sede da obra social), é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, destinada a acolher crianças, adolescentes e jovens, alvo do seu trabalho em serviços, programas e projetos sociais e que tem como diretor presidente o Sr. Amauri Monteiro, Salesiano Cooperador.
Desde 1998, quando iniciou os trabalhos na cidade, a Associação desenvolve diversos Serviços, Programas e Projetos, como o: Provim – Programa Vida Melhor; Inclusão Digital; Oratório Festivo Dom Bosco, Projeto Camerata Jovem; entre outros…
Tantas atividades como essas podem transformar a vida de muitas pessoas e é característico das obras sociais prestarem auxílio entre si criando laços fortes em prol do bem comum. Este é o caso da Obra Social São João Bosco e a Casa Seara Espírita Joana de Ângelis.
Esta parceria entre o Núcleo São Domingos Sávio (Jd. Campo Belo II) e a Casa Seara já dura anos, onde muitos bens materiais já foram doados para a unidade da OSSJB, coordenada por Elias Felix. A última grande doação contou com cerca de 40 instrumentos musicais (violinos, violões, teclados…). Como o Núcleo não desenvolve este trabalho musical mais clássico, a equipe gestora logo se recordou dos educandos de “Pinda” e da Camerata! Os instrumentos foram encaminhados para o Projeto e ficou acordado que eles retribuiriam o gesto de carinho.
A fim de comemorar 29 anos da entidade que fez a doação, e como forma de agradecimento, os integrantes do Projeto Camerata Jovem se apresentaram no sábado, dia 6 de agosto, na Sede da Joana de Ângelis.
HISTÓRICO DO PROJETO CAMERATA JOVEM
O projeto Camerata Jovem de Pindamonhangaba iniciou suas atividades em janeiro de 2007 sendo ampliado para Camerata e Coral Jovem de Pindamonhangaba em 2008, por conta da parceria firmada entre Associação dos Salesianos Cooperadores, Petrobras, Fundo Social de Solidariedade e Faculdade Santa Cecília.
Tem como objetivo promover a inclusão e a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, através do ensino de música instrumental erudita e popular, promovendo a cultura, o apoio à educação, a prevenção e o desenvolvimento social.
O projeto, que foi implantado inicialmente como uma camerata atendendo 12 alunos, hoje é chamado de “Projeto Sinfonia” e possui vários formatos de grupos musicais e atende 62 alunos de mais de 15 bairros de Pindamonhangaba, tendo beneficiando mais de 600 alunos desde o seu início e realizado mais de 120 apresentações públicas, incluindo apresentações no Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo, Festival de Inverno de São Bento do Sapucaí e Campeonato de Bandas de Caieiras-SP, onde conquistou o vice-campeonato interestadual na categoria banda de concerto.
“As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e são divididas por grupos de instrumentos de cordas, sopro e percussão, abrangendo teoria e prática musical, sob responsabilidade da Gerente de Serviços, Raquel Dias, da Assistente Social, Andréa Aparecida Barreto e dos educadores Felipe Nascimento, Sabrina Ribeiro, Lilian Andrade e William Bonafé.”
Texto: Gabriela Haeitmann com informações da Direção do “Projeto Jataí”