Relatório de conflitos socioambientais enfrentados por comunidades pesqueiras
13/07/2016Santa Sé: só a diplomacia não trará paz a Israel e Palestina
13/07/2016Visita surpresa do Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (13/07) a mais um organismo da Cúria. Desta vez, a contemplada pela inesperada visita foi a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), localizada na Via da Conciliação.
Francisco foi até a Comissão – que desenvolve o seu trabalho eclesial em contato constante com o CELAM e com organismos que anunciam Cristo na América Latina – a bordo do Ford Focus azul, sendo recebido pelo Presidente do organismo, Cardeal Marc Ouellet, também Prefeito da Congregação para os Bispos e pelo Vice-Presidente, o uruguaio Guzman Carriquiry Lecour, nomeado pelo próprio Bergoglio.
A Pontifícia Comissão para a América Latina foi instituída por Pio XII em 21 de abril de 1958, com a missão de estudar de maneira mais unitária as principais questões da vida católica, a defesa da fé e o incremento da religião na América Latina; favorecer uma maior colaboração entre os Dicastérios da Cúria Romana interessados na solução de tais problemas e ajudar as igrejas daquele continentes e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).
Com o Motu Proprio Decessores Nostri, de 1988, São João Paulo II reestruturou e fortaleceu este Organismo, determinando a sua estrutura, finalidade e atividade.
Com o Motu Proprio, somado à Constituição Apostólica Pastor Bonus, a Comissão tem a missão de aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina, e de estudar, de forma unitária, as problemáticas doutrinais e as questões pastorais que se referem à vida e ao desenvolvimento destas Igrejas, com particular atenção à animação e a promoção da Nova Evangelização.
A Comissão é composta por Conselheiros e Membros escolhidos pelo Papa entre Cardeais e Bispos, sobretudo da Cúria Romana ou da América Latina. O Presidente da Comissão é o Prefeito da Congregação para os Bispos.
Por Rádio Vaticano