No dia 23 de Maio, ocorreu a celebração que marca o início do projeto Serviço à três, no qual cada coordenador de pastoral, associação e movimento recebeu a caixa contendo a Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, cartão-oração e livrinho de orações vocacionais. Eles são os “fiéis depositários” da caixa até que haja mudança de coordenação, quando então ela será devolvida ao pároco para que seja realizada a passagem para a nova coordenação.
Este projeto tem por objetivo através das diversas lideranças da paróquia, promover a divulgação e prática da espiritualidade salesiana e mariana em nossa comunidade e atender aos apelos do Papa Francisco, neste Ano Jubilar da Misericórdia, em colocar toda a Igreja e cada um dos cristãos e cristãs na contemplação da misericórdia de Deus, tornando assim mais forte e eficaz o testemunho dos fiéis.
Somos uma paróquia salesiana e, como tal, devemos oferecer, para toda a comunidade paroquial, os grandes valores do carisma salesiano, cuja origem nos remete a Dom Bosco. Santo repleto de Deus, Dom Bosco é contemporaneamente santo pleno de Maria. Ele dirá aos seus jovens no famoso sonho do Caramanchão de Rosas: “Para que cada um de vós tenha a garantia de que é a Bem-aventurada Virgem que quer a nossa Congregação, vos contarei não já a descrição de um sonho, mas também o que a própria Bem-aventurada Mãe se dignou de me fazer ver. Ela quer que depositemos Nela toda a nossa confiança”.
Dom Bosco foi percebendo, com lucidez sempre maior, a iniciativa de Deus na sua vida de fundador, mas teve também a certeza de ser em tudo conduzido e guiado pela mão de Maria: “Maria Santíssima é a fundadora e será a sustentação da nossa obra”. Mais tarde ele dirá: “Foi Ela quem tudo fez”.
Sendo assim, projetando o serviço prestado por todas as equipes de nossa comunidade, frente aos desafios para os quais o Papa Francisco convoca todo o povo cristão neste Ano Jubilar da Misericórdia, nos toca a necessidade de transformar nossas ações, e de nossas equipes, “consoantes à misericórdia de Deus vista como uma porta sempre aberta que nos convida a experimentar o seu amor que consola, perdoa e dá esperança, num compromisso pelo desenvolvimento humano e religioso de todas as pessoas com as quais me relaciono em nome da Igreja”. E para atingirmos este objetivo, com renovado entusiasmo, podemos e sempre contamos novamente com a intercessão de nossa Mãe Maria, Mãe de Misericórdia.
Leandro Souza