Com a proposta de avaliar o quadriênio 2011-2015, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB reuniu-se com os 18 bispos referenciais da Juventude nos regionais, de 4 a 6 de março, em Brasília (DF).
Durante o encontro, os bispos aprofundaram o projeto dos “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”, que integra as comemorações dos três séculos da aparição da imagem da padroeira do Brasil.
A reunião contou com assessoria do reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Pe. Ronaldo Zacharias, que discorreu o tema “Juventudes, Sexualidade e Magistério: elementos para uma análise crítico-propositiva”.
Coordenada por Dom Eduardo Pinheiro da Silva e pelo Pe. Antonio Ramos do Prado, ambos salesianos, a parte da reunião dos bispos dedicada ao aprofundamento da realidade juvenil em relação à sexualidade foi bastante participativa e não menos polêmica. Segundo os bispos presentes, por uma questão de fidelidade ao Evangelho e aos jovens, é preciso que a Igreja, como instituição, se debruce sobre a realidade como lugar teológico, com tudo o que isso implica.
Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora com informações da CNBB